Ufes vacina 4.397 pessoas contra a febre amarela. Ação continua na segunda-feira

04/03/2017 - 20:00  •  Atualizado 06/03/2017 17:43

Um total de 4.397 pessoas foram imunizadas durante o mutirão de vacinação contra a febre amarela realizado neste sábado,4, no campus de Goiabeiras da Ufes. A vacinação continua na segunda-feira, dia 6, com atendimento à população das 8 às 12 horas.

No início da manhã, a Ufes dispunha de 2 mil doses. No entanto, antes das 9 horas, todas as senhas já haviam sido distribuídas. A Universidade solicitou, então, mais 2 mil doses junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e à Prefeitura Municipal de Vitória, o que possibilitou dobrar a capacidade de atendimento.

Centenas de voluntários participaram da ação. Servidores do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), estudantes e professores das áreas de Enfermagem, Farmácia e Medicina trabalharam na triagem e na orientação à população, enquanto enfermeiros do Departamento de Enfermagem da Ufes e do Hospital Universitário aplicavam a vacina na população.

"Foi uma ação muito bem sucedida. Só temos a agradecer a todos os voluntários, estudantes, servidores, professores e enfermeiros da Ufes e do Hospital por dedicarem seu tempo e trabalho neste mutirão", destaca a professora do Departamento de Enfermagem e vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, que coordenou a ação.

O reitor Reinaldo Centoducatte ressalta que este é um papel social da Universidade: “temos profissionais e estudantes altamente qualificados, e, como instituição pública, é nosso compromisso participar deste esforço, não apenas com pesquisas, mas com ações concretas”.

Novas doses

Ethel afirma que, durante a semana, 800 doses serão disponibilizadas diariamente. O trabalho continuará sendo feito nas salas da Ala 1 e 2 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

Cerca de 150 pessoas que não conseguiram ser vacinadas neste sábado, foram identificadas e terão prioridade no atendimento, não precisando pegar nova senha.

Para a vacinação na Ufes não é necessário trazer comprovante de residência, mas é importante trazer um documento de identificação e o cartão de vacinação.

Interior

Nas cidades de Alegre e São Mateus, onde a Ufes tem outros dois campi, há negociações com as prefeituras locais para que ações semelhantes sejam feitas a partir da próxima semana. No entanto, os diretores dos centros nesses dois campi alertam à comunidade acadêmica que devem procurar as unidades de saúde no município para realizarem a vacinação contra a febre amarela, e que devem lembrar-se de estar de posse de seus cartões de vacinação.

Para ver mais fotos do mutirão de vacinação realizado no campus de Goiabeiras, acesse https://www.facebook.com/ufesoficial/ .

Texto e foto: Thereza Marinho

Atualizado em 05/03/2017 - 14h40.