Ufes vai elaborar plano de trabalho para atuação junto a comunidades indígenas

11/09/2018 - 17:45  •  Atualizado 13/09/2018 11:22

A vice-reitora Ethel Maciel e a pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa Miranda, receberam nesta terça-feira, 11, membros da Aldeia Indígena Caieiras Velha, do município de Aracruz.

Durante a visita que aconteceu no Gabinete da Reitoria, a comunidade indígena solicitou à Universidade a realização de ações em parceria, como cursos de capacitação em Informática, participação dos povos indígenas na Mostra de Profissões e na Semana do Conhecimento, e assistência nas áreas de saúde da mulher, prevenção de doenças, dependência química, segurança e projeto de atividades físicas e esportivas.

Outro ponto solicitado pela comunidade foi a realização de um levantamento da produção científica, cultural e didática da Universidade sobre temas relacionados com os povos indígenas.

O presidente da Associação Indígena Tupiniquim e Guarani, Douglas Silva Lemos, enfatizou a importância dos projetos que serão desenvolvidos pela Universidade. “A Ufes , por meio da participação dos seus pesquisadores, vai nos subsidiar na formulação de políticas públicas e sociais voltadas para o desenvolvimento da nossa comunidade”, ressaltou.

A vice-reitora Ethel Maciel sugeriu reunir pesquisadores da Universidade para a elaboração de um plano de trabalho para atuar junto à comunidade indígena nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e assistência. “A Ufes, como sempre, estará de portas abertas para toda comunidade que nos procurar. Esperamos que os projetos desenvolvidos pelos profissionais da nossa instituição atendam às demandas das comunidades indígenas”, reforçou a vice-reitora.

Termo de cooperação

Para o dia 01 de outubro ficou definida uma nova reunião entre a Ufes e a comunidade indígena para assinar o termo de cooperação para elaborar o plano de trabalho. Na ocasião estarão presentes pesquisadores e profissionais da Ufes, que trabalharão na execução desse plano.Também ficou agendada uma visita da Ufes às comunidades indígenas, ainda em data a ser agendada.

A reunião contou também com as presenças da gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Neiriele Marques da Silva; da coordenadora de mulheres indígenas, Maria Tupiniquim da Silva; do coordenador estadual de Políticas para Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Marcos Vinícius Cordeiro; e de representantes da Ufes e da comunidade indígena.

Texto e foto: Jorge Medina