Últimos dias para inscrição em quatro programas de pós-graduação. Confira as oportunidades

26/07/2019 - 18:05  •  Atualizado 01/08/2019 09:33

Contagem regressiva para se inscrever, no final de julho e início de agosto, em vagas para aluno regular e aluno especial na Ufes. O Programa de Pós-Graduação em Letras e o Programa de Pós-Graduação em História oferecem, juntos, mais de cem oportunidades para os interessados em cursar disciplinas isoladas, como aluno especial. Já os programas de pós-graduação em Genética e Melhoramento e em Ciência e Tecnologia de Alimentos ofertam, cada um, duas vagas para aluno regular em seus cursos de mestrado.

Confira abaixo as oportunidades.

Letras (aluno especial)

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está disponibilizando 45 vagas para os interessados em cursar uma disciplina isolada de mestrado ou de doutorado, no segundo semestre de 2019. Egressos e estudantes finalistas de qualquer curso de graduação podem se inscrever, por ordem de interesse, nas disciplinas disponíveis. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto e os documentos exigidos no processo seletivo devem ser enviados para o e-mail ppglufes@gmail.com. Não será cobrada taxa de inscrição.

Alunos especiais podem cursar apenas uma disciplina por semestre no PPGL. Caso ingressem posteriormente como alunos regulares do programa, poderão solicitar aproveitamento de até oito créditos de componentes curriculares isolados cursados nos cinco anos anteriores.

Genética e Melhoramento (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PPGGM) receberá, até 31 de julho, inscrições para seu curso de mestrado. As duas vagas ofertadas no processo seletivo referem-se à linha de pesquisa Biologia Evolutiva e Citogenética. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever presencialmente, na secretaria do PPGGM, no campus de Alegre, ou pelo e-mail ppggmufes@gmail.com. Os selecionados ingressarão no segundo semestre deste ano.

O candidato deve ser bacharel ou licenciado em cursos da área de Ciências Agrárias ou áreas afins, ou ser estudante finalista desses cursos. A indicação de formação adequada em disciplinas pertinentes ao programa de Genética e Melhoramento deverá constar no currículo do candidato.

Serão aceitas inscrições de graduados em outros cursos, ficando sua efetivação condicionada à análise de afinidade feita pela Comissão de Seleção.

História (aluno especial)

Também até 31 de julho, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) receberá inscrições para aluno especial, em seus cursos de mestrado e doutorado. No total, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em seis disciplinas. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 150.

Poderão candidatar-se ao processo seletivo graduados em História, Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, Letras, Comunicação Social, Direito, Serviço Social, Economia, Pedagogia, Psicologia, Artes, Arquivologia e Arquitetura. Os profissionais de outras áreas devem apresentar, na inscrição, uma carta endereçada à Banca Examinadora explicando as razões do seu interesse pelo curso de mestrado ou de doutorado.

As inscrições serão recebidas pelo e-mail alunoespecial.historia.ufes@gmail.com. A secretaria do PPGHis enviará aos candidatos mensagem confirmando o recebimento da solicitação. Os selecionados cursarão as disciplinas no segundo semestre de 2019.

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) está com inscrições abertas para duas vagas em seu curso de mestrado. As inscrições serão recebidas até 1º de agosto, na secretaria do programa, no campus de Alegre. Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via Sedex. Nesse caso, os candidatos devem entrar em contato com o PCTA para confirmar o recebimento da documentação, pelo e-mail pctaufes@yahoo.com.br.

O público-alvo da seleção são os egressos de cursos de bacharelado ou licenciatura plena nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, ou de áreas afins, de acordo com os critérios explicitados no edital. O curso será realizado em horário integral, com exigência de dedicação exclusiva para estudantes bolsistas de qualquer agência de fomento.

Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos endereços dos programas de pós-graduação, responsáveis pelo processo seletivo, pelas eventuais alterações nos editais e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa