Universidade Aberta à Pessoa Idosa abre inscrições para cursos, oficinas e módulos

21/02/2020 - 18:08  •  Atualizado 02/03/2020 16:04

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) abrirá inscrições para cursos, oficinas e módulos para pessoas a partir de 60 anos. Os que já participaram das atividades em 2019 deverão entrar em contato no período de 2 a 6 de março para se informar sobre os procedimentos de rematrícula.

Já aqueles que querem ingressar no projeto neste ano deverão entrar em contato no período de 9 a 13 de março para obter informações sobre as vagas remanescentes. Os atendimentos serão feitos das 13 às 16h30, pelo número (27) 4009-2592.

Além das atividades já existentes, este semestre contará também com a oficina Café com Prosa e o módulo Projeto de Vida, Minhas Memórias e Meu Futuro. (Confira abaixo todos os cursos oferecidos)

Novas atividades

O Café com Prosa é uma iniciativa de antigos participantes da Unapi e tem o objetivo de debater temáticas importantes relacionadas ao envelhecimento de forma descontraída, proporcionando a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.

Já o Projeto de Vida, Minhas Memórias e Meu Futuro é uma iniciativa de duas assistentes sociais e busca a valorização da sabedoria dos participantes a partir de suas memórias, além de debater sobre planejamentos e projetos de vida na velhice, que podem ser construídos da mesma forma que em outras fases da vida.

Mais informações estão disponíveis na página da Unapi no Facebook (acesse aqui).

Confira abaixo as atividades oferecidas pela Unapi em 2020/1

Módulo Saúde e Qualidade de Vida (35 vagas)

Divulga o conhecimento sobre os meios de prevenção e de promoção da saúde no processo de envelhecimento, destacando as doenças que mais acometem as pessoas idosas.

Módulo Direito e Cidadania (35 vagas)

Aborda os direitos e deveres do cidadão idoso a partir das legislações vigentes, bem como as políticas públicas voltadas para essa população, os instrumentos de controle social e demais órgãos de proteção e defesa da pessoa idosa.

Módulo Projeto de Vida, Minhas Memórias e Meu Futuro (30 vagas)

Desenvolve atividades de forma a reativar memórias de décadas passadas e pensar novos projetos para o presente e o futuro.

Oficina de Dança Sênior (30 vagas)

Trabalha a mobilidade articular, a gerontoativação, a neuromusculação, a memorização e o equilíbrio por meio da dança. Promove a interação dos participantes, estimulando a motricidade, a ativação cognitiva e a autoestima.

Oficina de Memória (30 vagas)

Realiza exercícios para o fortalecimento da capacidade mental e cognitiva, bem como atividades relacionadas à dimensão da autonomia e à independência nas atividades diárias.

Oficina de Vivências e Criatividades – Teatro (30 vagas)

Potencializa e desenvolve o processo criativo por meio de movimentos, dinâmicas e metodologias do teatro.

Oficina de Psicologia – “Velho eu?” (15 vagas)

Realiza intervenções psicossociais visando ao fortalecimento da identidade social, com seus consequentes impactos na autoimagem das pessoas idosas.

Oficina Educação Física (40 vagas)

Realiza diversas atividades físicas adaptadas para a pessoa idosa.

Oficina de Cantoria (30 vagas)

Promove um espaço interativo e de socialização a partir da cantoria de músicas populares brasileiras.

Oficina de Crochê (20 vagas)

Proporciona novos conhecimentos na arte do crochê, apresentando novas técnicas e ideias para criação de peças, estimulando a criatividade, a sociabilidade e a troca de experiências.

Oficina Café com Prosa (20 vagas)

Promove espaços de diálogo, reflexões, socialização e fortalecimento de vínculos a partir de temáticas propostas nas áreas de abrangência: idoso e sociedade; saúde e qualidade de vida; e cultura e arte.

Curso de Espanhol – módulos 1, 2 e 3 (20 vagas para cada módulo)

Proporciona o ensino da língua estrangeira e suas culturas a pessoas idosas. Contribui para a formação linguística, profissional e acadêmica dos alunos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística e em Letras. Promove o ensino-aprendizagem de línguas, contribuindo para o desenvolvimento linguístico e cultural do adulto na velhice.

Texto: Nábila Corrêa