Universidade terá horário especial de funcionamento a partir de 7 de janeiro

28/12/2018 - 16:52  •  Atualizado 07/01/2019 10:35

A partir do dia 7 de janeiro de 2019, todos os setores da Reitoria e dos órgãos administrativos da Ufes funcionarão em horário especial, das 7 às 13 horas. A medida tem o objetivo de reduzir gastos com energia elétrica e se estenderá até o dia 1º de fevereiro.

A alteração do horário de funcionamento foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 20 de dezembro, com base nos princípios de economicidade, razoabilidade e eficiência.

Centros de Ensino ou unidades que oferecerem atendimento diferenciado poderão definir outro horário de funcionamento, se houver demandas específicas de atendimento aos estudantes consideradas como excepcionalidades. É o caso de cursos que ofertam disciplinas de verão, por exemplo.

O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes.

Compensação

Para os servidores, é facultado o direito de cumprir a jornada de trabalho integral, devendo comunicar sua opção à chefia imediata. Os servidores com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão suas jornadas suspensas até o término do período de horário especial estabelecido pela Resolução nº 52/2018.

Desta forma, todos os servidores com jornada diária de 8 horas (à exceção daqueles cuja jornada de trabalho inferior a 8 horas diárias é estabelecida em legislação específica) deverão cumprir as horas excedentes ao horário estabelecido participando de cursos de capacitação presenciais ou à distância, ou compensando as horas não trabalhadas, podendo exceder a jornada diária em até, no máximo, duas horas.

Veja como ficará o atendimento em setores específicos:

Prograd - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) funcionará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Para mais informações, os telefones são 4009-2415 ou 4009-2410.

Bibliotecas - Durante o recesso acadêmico, a Biblioteca Central do campus de Goiabeiras não abrirá aos sábados. O horário de funcionamento será das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. Os mesmos horários serão adotados pelas bibliotecas setoriais localizadas nos demais campi.

Restaurantes Universitários (RUs) - Os RUs dos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus estarão em recesso entre os dias 21 e 31 de dezembro.  Entre os dias 02 e 04 de janeiro, o horário de atendimento para o almoço será das 11 às 13h30. Já no período de 07 de janeiro a 01 de fevereiro, os restaurantes funcionarão no horário das 11 às 12h30. Neste período, não haverá atendimento no horário do jantar. Mais informações em ru.ufes.br/ .

Núcleo de Línguas - De 21 de dezembro a 6 de janeiro de 2019, o Núcleo de Línguas entrará em recesso administrativo. O atendimento ao público será retomado a partir de 7 de janeiro, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 18 horas. A rematrícula dos estudantes será de 9 a 11 de janeiro, com boleto bancário disponível no site. Já para os alunos iniciantes, a matrícula é a partir do dia 8 de janeiro. Até o dia 15 serão atendidos prioritariamente os alunos da Ufes e da rede pública de ensino. Após esse período, as vagas remanescentes são ofertadas à comunidade em geral. As aulas terão início a partir de 8 de fevereiro.

Livraria - A Livraria da Ufes funcionará das 8 às 17 horas, até o dia 4 de janeiro. Do dia 7 ao dia 17 de janeiro, o local estará fechado. A partir do dia 18 de janeiro a livraria reabre, funcionando das 7 às 13 horas até o dia 1º de fevereiro.

Espaços Culturais - No Cine Metrópolis, haverá programação especial de férias. Os dias e horários serão divulgados nos veículos de comunicação da Ufes. As galerias Espaço Universitário (Gaeu) e de Arte e Pesquisa (Gap), fechadas na semana entre o Natal e o Ano Novao, reabrirão ao público em 2 de janeiro de 2019, adotando o horário especial a partir do dia 7 de janeiro e até 1º de fevereiro. Durante o recesso acadêmico, o Teatro Universitário estará fechado para reformas.

As aulas do primeiro semestre letivo de 2019 terão início no dia 11 de março.

Texto: Thereza Marinho