Vagas abertas para professores nos departamentos de Administração, Arquivologia e Pediatria

14/10/2019 - 18:21  •  Atualizado 16/10/2019 12:22
Compartilhe

Os interessados na carreira de professor do magistério superior podem se inscrever, a partir de 15 de outubro, para os processos seletivos dos departamentos de Administração e Arquivologia, localizados no campus de Goiabeiras, que oferecerá uma vaga cada um, ou para o Departamento de Pediatria, localizado no campus de Maruípe, que ofertará quatro vagas, três para ampla concorrência e uma para pessoas pretas ou pardas.

As inscrições prosseguirão até 29 de outubro para o Departamento de Pediatria, e até 13 de novembro para os demais departamentos, e poderão ser feitas presencialmente, nas secretarias dos departamentos ofertantes, ou pelos Correios, na modalidade Sedex. Será cobrada taxa de R$ 250, e a isenção, nos casos previstos no edital, deverá ser solicitada até dez dias antes do encerramento do prazo de inscrição.

Reserva de vagas

Além de apresentar a autodeclaração no momento da inscrição, o candidato à vaga para pessoas pretas e pardas deverá se submeter à avaliação da Comissão de Heteroidentificação, que utilizará exclusivamente o critério fenotípico que inclui, além da cor da pele, outras características, como tipo de cabelo e formato de lábios e nariz.

O procedimento de heteroidentificação será realizado antes da divulgação do resultado final do concurso público e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos. Aquele que não comparecer à convocação ou não for considerado pela Comissão como pessoa socialmente pertencente ao grupo racial negro será eliminado do concurso público. Os candidatos que tiverem a autodeclaração étnico-racial validada irão concorrer tanto às vagas reservadas quanto às destinadas à ampla concorrência, de acordo com sua classificação no concurso.

Mais informações nos sites dos departamentos responsáveis pelas vagas e no endereço progep.ufes.br.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho