Vai até 5 de janeiro o período de inscrições para vestibular de Letras-Libras

26/12/2013 - 07:10  •  Atualizado 30/12/2013 12:36

Por Hélio Marchioni

Vai até o dia 5 de janeiro de 2014 o período de inscrições para o vestibular do curso de graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação. O Processo Seletivo Libras/Ufes 2014 vai ofertar 30 vagas destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio e têm fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV): www.ccv.ufes.br. A taxa de inscrição custa R$ 60,00 e poderá ser paga até o dia 8 de janeiro. Os interessados em obter isenção da taxa têm até o dia 2 de janeiro para fazer a solicitação e o resultado desses pedidos será divulgado no dia 5 de janeiro.

No ato da inscrição o candidato poderá optar pela reserva de vagas, desde que tenha cursado todo o ensino médio em escola pública. Serão reservadas 50% das vagas para os optantes dessa modalidade.

O processo seletivo será realizado nos mesmos dias do VestUfes 2014. No dia 19 de janeiro os candidatos farão um prova de redação com três questões. No dia 20 será a vez de uma prova específica de Libras com 20 questões objetivas e no dia 21 haverá uma prova discursiva de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa com cinco questões. As provas serão realizadas somente em Vitória, das 14 às 17 horas.

Os locais de prova serão divulgados no dia 15 de janeiro e o edital de cadastramento e matrícula para os aprovados está previsto para o dia 1º de março.

Procura

A oferta do curso de graduação em Letras-Libras no campus de Goiabeiras foi aprovada em agosto deste ano pelo Conselho Universitário.

A iniciativa de oferecer o curso surgiu de uma experiência no ano passado, quando a Ufes ofereceu um curso experimental de Letras Libras/Língua Portuguesa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O curso teve uma grande procura e formou uma turma com 25 alunos.