VestUfes 2016 começa com 18.108 candidatos

06/12/2015 - 17:59  •  Atualizado 07/12/2015 17:26
Compartilhe

As provas do VestUfes 2016 começaram nesse domingo, 6 de dezembro e, segundo a coordenadora administrativa da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), Ana Cláudia Locateli, transcorreram dentro da normalidade. Dos 23.579 candidatos inscritos, 5.471 não realizaram a prova de redação, configurando uma taxa de 23,20% de abstenção.

Nesse primeiro dia de VestUfes 2016, de acordo com a CCV, os postos médicos não registraram ocorrências graves e nenhum candidato foi eliminado por desobedecer a alguma regra do concurso.

Nesta segunda-feira, 7, as provas são de Física, Química, História e Língua Estrangeira, conforme o curso escolhido. Neste dia, candidatos ao curso de Letras-Libras também farão uma prova objetiva de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Já na terça-feira, dia 8, as questões serão de Matemática, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa e Literatura.

Ao final de cada dia, por volta das 19 horas, a íntegra das provas e as respostas esperadas para cada questão serão disponibilizadas no site da CCV: www.ccv.ufes.br. A previsão é que o resultado final do VestUfes 2016 seja divulgado no dia 22 de janeiro de 2016. 

Conheça o que é permitido e o que é proibido no VestUfes 2016:

1. Os candidatos só poderão realizar as provas nos locais definidos no edital, de acordo com o número de inscrição.

2. Para ingressar nos locais de prova os candidatos deverão apresentar-se com o Cartão de Inscrição, disponível para impressão em www.ccv.ufes.br, e com o original do documento de identificação utilizado na efetivação da inscrição. O documento deve estar em perfeitas condições e deve permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3. Os horários de início (14h) e término (17h) das provas serão rigorosamente cumpridos. Não será permitida a entrada de candidatos nos locais de prova após 14h.

4. Recomenda-se que os candidatos compareçam aos locais de prova com 1 (uma) hora de antecedência.

5. Não será permitido a nenhum candidato portar nos locais de prova, armas, máquinas de calcular, telefone celular/smartphone, tablet, agenda eletrônica, pager, bip, relógio, lapiseira, bem como qualquer meio de comunicação eletrônica, sob pena de eliminação. Não será permitido, ainda, o uso de qualquer elemento de chapelaria ou óculos escuros. Será eliminado o candidato que estiver portando, no local de prova, celular/smartphone, ou qualquer outro tipo de aparelho de comunicação, mesmo que desligado e sem bateria.

6. A CCV não se responsabilizará por materiais que o candidato não poderá portar consigo durante a realização da prova, incluindo bolsas, livros e outros.

7. As instruções contidas nas capas das provas constituem normas que deverão ser respeitadas, sob pena de eliminação do candidato.

8. Durante a realização da prova somente será permitido aos candidatos o uso de lápis, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul-escura. Não é permitido o uso de lapiseira.

9. O candidato que, durante a realização da prova, tentar utilizar de meios fraudulentos será automaticamente eliminado do Processo Seletivo 2016.

10. Os candidatos só poderão deixar os locais de prova após uma hora e trinta minutos do início da prova.

11. Conforme previsto no item 2.2 do Edital Nº 08/2015-CCV/UFES, por motivo de restrição de espaço físico, a CCV realocou parte dos candidatos que optaram por realizar as provas no município de Vila Velha para locais de prova na cidade de Vitória. 

Texto: Ana Paula Vieira