Vídeos orientam profissionais de saúde sobre procedimentos relativos à COVID-19

03/06/2020 - 09:59  •  Atualizado 05/06/2020 10:27
Compartilhe

Para apoiar os profissionais de saúde que atuam no tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus, o Departamento de Enfermagem da Ufes e o Laboratório de Design Instrucional da Superintendência de Educação a Distância da Universidade (LDI/Sead) produziram vídeos sobre os procedimentos e protocolos mais atualizados em relação à COVID-19. Segundo os últimos dados divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem, mais de 4 mil profissionais da área foram contaminados pelo novo coronavírus.

Os materiais estão disponíveis no canal de YouTube do Fórum Capixaba de Enfermagem (Forcenf), realizado em maio, que contou com a participação de professores da Ufes e de outras instituições de ensino superior e médio, bem como do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES), da seção da Associação Brasileira de Enfermagem no Estado (ABEn-ES), do Sindicato dos Enfermeiros (Sindienfermeiros-ES), do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindisaúde-ES) e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos (Sindipúblicos-ES).

“A produção desses materiais veio de uma demanda de profissionais de Enfermagem em relação à pandemia de COVID. Em um momento em que não podemos nos reunir presencialmente para ensinar e aprender, o vídeo é um recurso para ajudar esses profissionais. Ele pode ser assistido várias vezes, inclusive no momento em que o profissional tiver dúvida”, afirma a chefe do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, Rita Casagrande. 

O Laboratório de Design Instrucional trabalha com a produção de materiais didáticos para os cursos de educação a distância da Sead/Ufes. “Ao receber a proposta de produção desses materiais, feita pela professora Rita Casagrande, a Sead aprovou e priorizou essa produção, que teve início em abril e começou a ser divulgada na última semana”, explica a professora de Design da Ufes Priscilla Maria Garone, que integra o LDI. 

Os vídeos são gravados no CCS, no campus de Maruípe, com a orientação e a participação de professores do Departamento de Enfermagem, professores das instituições de ensino parceiras e enfermeiros. O LDI é responsável pela identidade visual dos vídeos e vinhetas, bem como por gravar, editar, publicar e divulgar esses materiais, cujos temas são definidos pelos integrantes do Forcenf. 

Os materiais já publicados abordam a coleta de material biológico para o teste de COVID com haste plástica (swab), a paramentação e a desparamentação de profissionais para lidarem com pacientes com o novo coronavírus e o manejo de corpos com suspeita da doença após a morte. Outros vídeos estão sendo preparados.

A parceria entre o Departamento de Enfermagem e o LDI/Sead foi formalizada como um projeto de extensão da Universidade, denominado Gravação e edição de vídeos de ação formativa para profissionais da saúde nos cuidados com pacientes com COVID-19


Texto: Lidia Neves
Imagem: Reprodução dos vídeos
Edição: Thereza Marinho