Vigilantes fazem ronda em área de mangue no entorno do campus de Goiabeiras

Vigilantes que atuam no campus de Goiabeiras (servidores da Ufes e funcionários terceirizados) realizaram nesta terça-feira, 10, uma ronda na área de mangue localizada no entorno do campus. O objetivo foi identificar os acessos utilizados por pessoas que invadem o local para praticar assaltos.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que foi acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Medidas

O campus de Goiabeiras da Ufes conta com vigilantes próprios e terceirizados, além de um sistema de 415 câmeras que funcionam por 24 horas. Além disso, o campus de Goiabeiras foi incluído na rota de rondas diárias da Polícia Militar.

Ao ver alguma movimentação suspeita, os usuários do campus devem acionar os vigilantes por meio do telefone de plantão, 4009-2727, que funciona 24 horas, ou do aplicativo Alerta Ufes.

O aplicativo, desenvolvido pela Ufes, possibilita que usuários do campus enviem um alerta para a central de videomonitoramento da Universidade avisando sobre qualquer problema. Ao visualizar um alerta na tela, os operadores da central direcionam as câmeras para o ponto e acionam o vigilante mais próximo para que ele se desloque até o local.

Além do aplicativo, outras ações já foram adotadas, como o investimento em equipamentos para os seguranças da Universidade e a ampliação de parcerias com autoridades policiais.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Gerência de Seguranças e Logística