Vitória sedia encontros regional e nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão

12/12/2018 - 10:47  •  Atualizado 13/12/2018 16:54

Começou nesta quarta-feira, 12, em Vitória, o 44º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Esta é a primeira vez que o Espírito Santo recebe este encontro, que acontece no Hotel Quality Aeroporto e trás como tema "Inovação e divulgação da ciência para a transformação social”.

A solenidade de abertura (foto) contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa. A palestra de abertura será feita pelo professor Boaventura de Sousa Santos, catedrático da Universidade de Coimbra, autor de vários livros com temáticas relevantes para a extensão.

O fórum será realizado até esta quinta-feira, 13, e reúne pró-reitores de Extensão para discutir temas multidisciplinares, emergentes e necessários para a ampliação da extensão universitária pública brasileira. Além da palestra, o encontro também trará como discussão assuntos relevantes para a extensão universitária, como os avanços e desafios em face da aprovação das diretrizes nacionais, internacionalização da extensão e as políticas para museus e patrimônios históricos.

A programação completa do encontro está no arquivo anexado abaixo.

Fórum regional

Antecedendo o Fórum Nacional, nos dias 10 e 11 de dezembro, no mesmo local, foi realizado o 51º Encontro da Regional Sudeste do ForProex, com a presença dos pró-reitores de extensão das universidades federais, estaduais e municipais da região Sudeste, que levarão as demandas da região para o encontro nacional.

Para a coordenadora da regional e pró-reitora de Extensão da Ufes, professora Angélica Espinosa, os encontros são uma oportunidade importante para discussão e fortalecimento da extensão no Brasil. " Cada reunião do fórum possibilita debates e compartilhamento de experiências fundamentais para o crescimento e fomento da extensão universitária", afirmou.

Texto: Paola Primo
Foto: Norma Silva