Web conferência discute consequências da saída da Inglaterra da União Europeia

29/06/2016 - 15:52  •  Atualizado 30/06/2016 12:06
Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDIR) realiza nesta quinta-feira, 30, uma web conferência com o tema: “As condições e consequências jurídicas da retirada da Inglaterra da União Europeia”. O evento será às 10 horas, com transmissão online e acessível a qualquer pessoa interessada.

A conferência será ministrada pela professora e pesquisadora da University of Nottingham (Inglaterra), Martha Lucia Olivar Jimenez, que falará sobre a importância de compreender o processo da saída da Inglaterra da União Europeia, e as consequências desse ato para as relações internacionais, principalmente para o relacionamento entre Brasil, Inglaterra e União Europeia.

O link para acesso à conferência será disponibilizado nesta quinta, no site da Secretaria de Ensino a Distância (www.neaad.ufes.br) e no site do curso de Direito (www.direito.ufes.br).

Plebiscito

No dia 24 de junho a Inglaterra decidiu, por meio de um referendo popular, deixar o bloco da União Europeia (UE). Foram 17.410.742 votos a favor da saída contra 16.141.242 votos pela permanência. O bloco europeu funciona como um mercado único, com livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.

Os defensores da saída da União Europeia argumentaram que o Reino Unido havia perdido sua soberania e sua autonomia para tomar decisões, além de pagarem um alto preço, tanto político quanto econômico, para fazer parte da UE. A crise da imigração e a incapacidade de se adotar políticas nacionais autônomas para lidar com ela foi um dos motivos que agravou o descontentamento dos britânicos.


Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho