Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam)

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é uma instituição da área de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Está localizado em Vitória, no Espírito Santo, em posição geográfica estratégica, o que facilita o acesso da sua clientela, sendo referência para Vitória – capital do Estado –, os municípios vizinhos de Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Vila Velha e Fundão, e também para as demais regiões do Estado, recebendo, ainda, pacientes da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros.

O Hucam se coloca numa posição estratégica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em média e alta complexidade, destacando-se pela qualidade da assistência oferecida à população, e como centro de referência para diagnóstico e tratamento de Aids, tuberculose multirresistente, transplante renal, cirurgia geral e cardíaca, maternidade de alto risco, terapia intensiva neonatal e de adulto, hemodinâmica e outros atendimentos de elevada complexidade.

Possui, ainda, diferentes programas e projetos que são referências no país, como o de Atenção à Saúde da Mulher, aos portadores de Aids, Banco de Leite, aos dependentes químicos e às vítimas de violência sexual, realizando, também, cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.

Fundamental para a formação de profissionais da área de saúde, o Hucam é campo de prática para os cursos de graduação como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, para programas de pós-graduação stricto sensu, Residência Médica e Residência Multiprofissional do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, configurando-se no principal local de aprendizagem e de pesquisa para essas áreas.

O Hucam também é espaço de estágio para diferentes cursos da Ufes, como Ciências da Computação, Administração, Educação Física, Ciências Contábeis, Engenharias, Psicologia, o que o torna o maior campo de estágio da Ufes. Por meio de contrato assinado em abril de 2013, o Hucam passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada pelo governo federal com a finalidade de gerenciar os hospitais universitários do país.

Telefone geral: +55 (27)  3335-7222
Sítio: http://www.ebserh.gov.br/web/hucam-ufes

Estrutura administrativa do Hucam

Superintendente: Profª Rita Elizabeth Checon de Freitas Silva