Centro de Educação Infantil Criarte

O CEI Criarte existe desde 1976. Está vinculado ao Centro de Educação (CE) da Ufes desde 1997. Ao longo deste período busca priorizar a construção de uma escola pública, gratuita e de qualidade.

Faixa etária atendida: 1 a 5 anos e 11 meses

Número de turmas: 10 (cinco em cada turma)

Horário de atendimento: 7h às 12h / 13h às 18h

Forma de ingresso: sorteio

Após o sorteio, há possibilidade de ingresso por meio de lista de espera.

Horário – Matutino: Entrada: 7h às 7h20min – Saída: 11h15min às 12h – Vespertino: Entrada: 13h às 13h20min – Saída: 17h15min às 18h

Direção do CEI Criarte: Janaína Silva Costa Antunes – janaina [dot] antunes [dot] criarte [at] gmail [dot] com

Coordenação Pedagógica – Matutino: Giovana de Souza Freire

Coordenação Pedagógica – Vespertino: Moyara Rosa Machado

Telefones: 4009-2350 – fax: 4009-2351 – Recepção: 4009-2352

E-mail: ceicriarte [dot] ufes [at] gmail [dot] com

Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória, ES – CEP 29060-900.

Proposta pedagógica – A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho do CEI Criarte está embasado em uma proposta sócio-interacionista que oportuniza a apropriação dos conhecimentos por meio de práticas educativas que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania. Assim, a escola busca aprofundar os conhecimentos por meio da Pedagogia de Projetos, de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual, sócio-afetivo e motor das crianças com as quais trabalha.

Acolhimento da criança ao CEI Criarte – Cabe à coordenação pedagógica e à equipe de professores a orientação e acompanhamento do processo de acolhimento da criança ao CEI Criarte, inclusive no horário especial, e a necessidade ou não da permanência dos pais na escola.

Estrutura organizacional – O CEI Criarte está organizado da seguinte forma: coordenador geral, conselho deliberativo, secretaria, coordenação pedagógica, professores distribuídos de acordo com o número de crianças e suas respectivas faixas etárias, serviços gerais (serventes de limpeza, recepcionistas, cozinheiras e técnicas de enfermagem).

Conselho Deliberativo – Composto por sete membros: coordenador geral do CEI Criarte, dois representantes dos servidores, três representantes do pais, um representante do Centro de Educação, com mandato de dois anos, renovável por mais um mandato consecutivo por meio de eleição. Tem como competências, dentre outras, estabelecer as políticas e diretrizes básicas norteadoras das atividades do CEI Criarte; participar, aprovar e acompanhar a implementação do Projeto Político Pedagógico.

APEAC – Associação de Pais, Educadores e Amigos do CEI Criarte – Tem como objetivo auxiliar e apoiar os trabalhos desenvolvidos do CEI Criarte, em sintonia com a coordenação da escola, para o constante aprimoramento do fazer pedagógico. Além disso, auxiliar na interação com a administração superior e outros setores da universidade e fora dela, na busca de providências que visem ao seu melhor funcionamento. A diretoria é eleita pela comunidade escolar e é composta por um representante de pais ou responsáveis e educadores do CEI Criarte para um mandato de um ano, sendo composta por um diretor presidente, um vice-presidente, secretário e tesoureiro.