Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania - Proaeci

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) elabora, executa e avalia ações e projetos de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil, buscando democratizar o acesso, a permanência e a conclusão de cursos de graduação presenciais, e promover a assistência para estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entre outras atribuições, a Proaeci atua na execução da política de reserva de vagas (cotas), a inclusão de estudantes com deficiências, e a implementação de políticas de garantia dos direitos humanos.

A Proaeci possui os departamentos de Assistência Estudantil, de Projetos e Acompanhamento ao Estudante, e de Cidadania e Direitos Humanos. Mantém o compromisso institucional com a qualidade de educação, com o conhecimento científico e tecnológico, com a inovação e a cidadania. Trabalha pela liberdade de pesquisa e para divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, e com orientação humanista para o exercício pleno da cidadania. Atua na defesa da justiça social e pela eliminação de todas as formas de preconceito.

Pró-reitor: Prof. Dr. Gelson Silva Junquilho

Secretária administrativa: Bruna Goltz

Telefone: (27) 3145-4586
E-mail: secretaria.proaeci [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Centro de Vivência, 1º andar, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES
Fanpage: https://pt-br.facebook.com/proaeciufes/
Sítio: www.proaeci.ufes.br

Proaeci no Campus de Maruípe
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: (27) 3335-7027
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Sede do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Térreo, Campus de Maruípe, Vitória – ES

Proaeci no Campus de Alegre
Telefone: (28) 3552-8926
Endereço: Alto Universitário, Guararema, Prédio da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), Campus de Alegre, Alegre – ES
Site: www.alegre.ufes.br/sasas

Proaeci no Campus de São Mateus
Telefone: (27) 3312-1599 – 3312-1600
E-mail: casas.ceunes [at] ufes.br
Endereço: Rodovia BR-101, Bairro Litorâneo, Prédio da Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (Casas), Campus de São Mateus, São Mateus – ES
Site: www.casas.saomateus.ufes.br/

Departamento de Assistência ao Estudante – DAE
Realiza atendimento direto ao estudante a partir do gerenciamento do Programa de Assistência Estudantil (Proaes), previsto em legislação federal pelo Decreto nº 7.234, e institucionalmente pela Portaria nº 1831/2017. É o setor responsável pelo acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico discente, com vistas à permanência do estudante de graduação.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Telefone: (27) 4009-2265 / 4009-7940
E-mail: dae.proaeci [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Centro de Vivência, 1° andar, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES

Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante – DPAE
Ao DPAE compete a elaboração, gestão e execução de projetos direcionados aos estudantes da Universidade, além do desenvolvimento de projetos para a comunidade externa, relacionados ao ensino superior. Os projetos voltados para estudantes da Universidade, com prioridade para os cadastrados no Programa de Assistência Estudantil, estão nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e de qualificação dos estudantes.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: (27) 4009-2193
E-mail: dpae.proaeci [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Centro de Vivência, 2° andar, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES

Departamento de Cidadania e Direitos Humanos – DECIDH
O DECIDH se constitui como espaço-tempo indutor de políticas de ações afirmativas, com foco nas diversidades de gênero, étnico-racial, orientação sexual, pessoas com deficiências, populações indígenas e quilombolas. Tem foco, também, na situação de pobreza, visando contribuir com estratégias para identificar e eliminar barreiras (materiais e simbólicas) que podem produzir desigualdades e discriminações contra esses sujeitos sociais na Ufes. Por sua natureza transdisciplinar, as atividades realizadas por este departamento adotam procedimentos que, em sua maioria, são comuns a todos os servidores, independentemente de cargo e função ocupados.

Telefone: (27) 3145-5358
E-mail: dcdh.proaeci [at] ufes.br