Pró-Reitoria de Extensão (Proex)

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) planeja, coordena e executa atividades extensionistas da Universidade, e fomenta convênios e parcerias para viabilizar projetos para a interação universitária com a comunidade. Busca ampliar a relação da Ufes com a sociedade, desenvolvendo processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa, voltados para soluções de questões locais, regionais e nacionais.

A Proex define ações extensionistas por meio da Câmara de Extensão, com representações de todos os centros de ensino. As ações de extensão são geradas tanto a partir das demandas sociais, quanto por interesses pontuais da Ufes, ou ainda para atender a políticas públicas em nível municipal, estadual e federal. Com grande repercussão nas comunidades, diversos programas e projetos são desenvolvidos nas áreas temáticas da extensão, a saber: saúde, educação, direitos humanos, trabalho e tecnologia, comunicação, meio ambiente e cultura.

Pró-reitora: Profª Dra. Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h / 14h às 18h
Telefone: (27) 4009-2336
E-mail: assessoriadegestao.proex [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus de Goiabeiras, Vitória – ESs
Site: www.proex.ufes.br 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/ProexUfes/

                        https://www.instagram.com/proex.ufes/

                        https://www.youtube.com/channel/UC5Of8gS54xokG_e7CdTWPIw

                        https://www.mixcloud.com/proex-ufes/ (podcast Proex em Foco)

Gabinete

O Gabinete da Proex é o órgão executivo máximo da pró-reitoria, responsável por planejar, administrar, coordenar e fiscalizar todas as atividades extensionistas da universidade, além de fomentar convênios e parcerias para viabilizar projetos relacionados à interação universitária com a comunidade de modo a garantir o desenvolvimento e a visibilidade das atividades e da produção de conhecimento e divulgação da Ufes.

Câmara de Extensão

A Câmara de Extensão é o órgão deliberativo e consultivo sobre a Extensão Universitária. Ele é presidido pelo pró-reitor e composto por representantes de todos os Centros de Ensino da Ufes, além de representantes de estudantes e técnicos administrativos. A Câmara de Extensão é responsável pelo estabelecimento das políticas extensionistas da Ufes e pelo cumprimento das diretrizes nacionais e institucionais da extensão universitária no âmbito da Universidade. Os membros da Câmara de Extensão se reúnem em sessões ordinárias, em datas pré-fixadas, uma vez por mês.

Diretoria de Gestão da Extensão

A Diretoria de Gestão da Extensão é responsável por gerir as ações de extensão, desde sua inclusão no Sistema de Informação, até a emissão de certificado. É composto pelas seguintes divisões:

– Divisão de Fomento à Extensão: visa auxiliar coordenadores de projetos na gestão das ações de extensão com vista à captação de recursos para andamento dos projetos. O setor possibilita aos projetos, por meio de contrato com a fundação de apoio, melhorias na tramitação e aplicação de recursos arrecadados com as ações de extensão, além de contribuir na organização administrativa dos editais internos de fomento e do programa de bolsas.

– Divisão de Registro e de Certificação: é responsável pelo registro das atividades junto ao Sistema de Registro de Ações de Extensão (Portal de Projetos), e pelo acompanhamento e monitoramento das ações, atualizações das informações e outros procedimentos necessários à gestão da extensão na Proex. Também é responsável por registrar e emitir a certificação de todas as ações de extensão.

Diretoria de Política Extensionista

A Diretoria de Política Extensionista é responsável por estabelecer a ligação entre os diversos setores da Universidade e da sociedade, incentivando as parcerias público-privadas, bem como incentivar a construção de políticas de apoio à extensão. É composto pelas seguintes divisões:

– Divisão de Integração com o Ensino Básico: responsável pela articulação das atividades da Extensão Universitária com as escolas de ensino básico, atuando em parceria com as secretarias municipais e estadual de educação.

– Divisão de Suporte a Projetos: é responsável por apoiar a comunidade interna da Ufes na apresentação e implementação dos projetos de extensão. Orienta os coordenadores de ações de extensão no momento do cadastramento de programas, projetos, cursos e eventos e na elaboração dos relatórios de atividades. Também é o setor responsável por analisar preliminarmente os processos que serão submetidos à Câmara de Extensão.

– Divisão de Integração com o Setor Público e Privado: é responsável pela interação com a comunidade externa no intuito de promover e realizar parcerias para as ações. Também é responsável por apoiar e estimular as Empresas Juniores da Ufes.

Diretoria de Inovação e Divulgação da Ciência

É responsável por fomentar a divulgação e estimular a acessibilidade a projetos de extensão.

Assessoria de Gestão

É responsável por auxiliar administrativamente o gabinete da pró-reitoria, tendo como objetivo a otimização de processos e atividades dos setores. Nesta assessoria está incluída a seção de apoio administrativo, que é o setor de "entrada" para todos os processos, protocolados, solicitações e memorandos que chegam à Proex.

Divisão de Gestão da Informação

É o setor responsável por apoiar e divulgar os projetos relacionados à comunicação, realizando ações como gerenciamento e criação de conteúdos para o site da Proex e redes sociais. Auxilia na criação de logomarcas, material de divulgação de eventos, entre outras atribuições, dando visibilidade às ações de extensão da Ufes. Além disso, o setor é responsável pela edição da Revista de Extensão Guará, periódico institucional voltado para divulgação de ações de extensão no Brasil, América Latina e países Ibero-americanos.

 Equipe Proex - http://proex.ufes.br/quem-somos

Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.