Superintendência de Infraestrutura (SI)

A Superintendência de Infraestrutura (SI) é responsável pelo planejamento, construção, conservação e manutenção das áreas físicas dos campi da Ufes. Projeta, licita e fiscaliza as obras na Universidade. As atividades de conservação e manutenção das áreas físicas, bem como a prestação de serviços de transportes, controle de pragas, vigilância e limpeza são outras áreas de atuação. É também responsável pela fiscalização dos contratos de obras, concessão de espaços físicos, manutenção predial, transporte, segurança e monitoramento, serviços terceirizados, instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração, ampliação e manutenção das redes elétricas/lógicas/hidráulicas e diversos outros serviços. Além do Campus de Goiabeiras (sede), a SI mantém Diretorias Setoriais nos outros três campi da Ufes, em Maruípe (Vitória), em Alegre e em São Mateus.

Superintendente: Alessandro Mattedi

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: (27) 4009-2440
E-mail: infraestrutura [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Superintendência de Infraestrutura, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES
Site: infraestrutura.ufes.br

A estrutura administrativa da Superintendência foi estabelecida por meio da Resolução nº 22/2019, do Conselho Universitário.

Diretoria de Manutenção de Edificações e Equipamentos (DMEE/SI) – É a unidade responsável pela gestão de todas as manutenções realizadas na Ufes, inclusive das reformas no âmbito da Universidade. Para desempenhar esse papel, as atribuições foram elencadas a partir das competências em três áreas distintas: edificações, equipamentos e telefonia. A DMEE é composta por três divisões:

– Divisão de Manutenção de Edificações e Infraestrutura Urbana: responsável pelo planejamento e execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva das edificações, bem como por prestar subsídio à Divisão de Meio Ambiente e Sustentabilidade no planejamento de intervenções sustentáveis para as edificações da Universidade.

– Divisão de Manutenção de Equipamentos: responsável pelo planejamento e execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, bem como por prestar subsídio à Divisão de Meio Ambiente e Sustentabilidade no planejamento de intervenções sustentáveis para as edificações da Universidade.

– Divisão de Manutenção de Centrais Telefônicas: responsável pelo planejamento e execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e da rede de telefonia da Ufes.

– Diretoria de Obras (DO/SI) – É a unidade responsável pela gestão de todas as obras no âmbito da Ufes. Obras, neste contexto, são aquelas voltadas para a construção de novas edificações, de intervenções no entorno da Universidade ou de novas nas vias e acessos aos campi e aos seus prédios. Esta diretoria é composta pela Coordenação de Acompanhamento e Fiscalização de Obras. Tal coordenação é responsável pelo acompanhamento, fiscalização e controle das obras, mantendo interface com os executores e fiscais, com vistas à garantia da qualidade das obras executadas.

– Diretoria de Planejamento Físico (DPF/SI) – É a unidade responsável pela gestão do Plano Diretor Físico dos campi da Ufes, trabalha com o planejamento físico da Universidade, por meio do recebimento de demandas de execução de projetos e orçamentos, sejam estas para obras novas ou reformas. Também é responsável pelo planejamento ambiental e sustentável dos campi da Ufes e de suas edificações. A DPF é composta por:

– Coordenação de Projetos e Orçamentos: responsável pela elaboração, guarda dos projetos arquitetônicos e complementares para novas obras e reformas, pelo suporte à elaboração de orçamentos e projetos básicos para licitações, bem como pela elaboração e guarda dos orçamentos para obras e reformas, pelo suporte à elaboração de projetos básicos para licitação e pelo suporte ao atendimento aos órgãos de controle.

Divisão de Meio Ambiente e Sustentabilidade: responsável pela elaboração e guarda dos projetos de modernização das edificações da Universidade com vistas à sustentabilidade e às ações ambientais.

– Diretoria de Segurança e Logística (DSL/SI) – É a unidade responsável pela gestão de toda a área de segurança, de logística de pessoal e de serviços terceirizados no âmbito da Ufes. Abrange a logística de serviços complementares, o serviço de transportes oficiais e a segurança dos campi. A DSL é composta por duas coordenações:

– Divisão de Segurança: responsável pela elaboração e execução da logística das ações de segurança nos campi, pelo controle da vigilância eletrônica nos prédios, vias e portarias dos campi e pelo acompanhamento dos contratos de vigilância e segurança patrimonial, bem como pelo acionamento das forças públicas de segurança – bombeiros, e polícias Federal, Civil e Militar, sempre que necessário.

– Divisão de Transporte e Logística: responsável pela elaboração e execução da logística de atendimento e distribuição de pessoal de apoio complementar à força de trabalho da Ufes sob a responsabilidade da Superintendência, pelo acompanhamento dos contratos de trabalho entre as empresas e trabalhadores terceirizados e subsidiar a Assessoria de Gestão no atendimento às demandas dos órgãos de controle; e, responsável pela elaboração e execução da logística de atendimento e distribuição da frota e serviços de transportes na Ufes, pelo controle e manutenção preventiva dos veículos da frota própria, pelo controle de abastecimento e quilometragem dos veículos da frota, pela programação do uso de veículos terceirizados no atendimento das atividades da Universidade, bem como e subsidiar a Assessoria de Gestão no atendimento às demandas dos órgãos de controle.

– Diretorias Setoriais – São agências responsáveis pelo atendimento dos serviços prestados pela SI para as comunidades geograficamente distantes da sede da Superintendência. São três Diretorias Setoriais:

– Diretoria de Infraestrutura – Setorial Sul (DIS) – localizada no município de Alegre, é responsável por analisar, dimensionar e atender às demandas relacionadas aos serviços de vigilância, conservação, transportes e manutenção do campus de Alegre.

– Diretoria de Infraestrutura – Setorial Norte (DSEN) – localizada no município de São Mateus, é responsável por analisar, dimensionar e atender às demandas relacionadas aos serviços de vigilância, conservação, transportes e manutenção do campus de São Mateus. Contando com uma divisão de Serviços de Engenharia.

– Diretoria de Infraestrutura de Maruípe – (DIM) – localizada no município de Vitória, é responsável por analisar, dimensionar e atender às demandas relacionadas aos serviços de vigilância, conservação e manutenção do campus de Maruípe.

Campus de Maruípe
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: +55 (27) 4009-7558
E-mail: maruipe.infraestrutura [at] ufes.br
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Campus de Maruípe, Vitória – ES

Campus de São Mateus
Telefone: +55 (27) 3312-1643
E-mail: norte.infraestrutura [at] ufes.br
Endereço: Rodovia BR-101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, São Mateus – ES

Campus de Alegre
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: +55 (28) 3552-8922
E-mail: sul.infraestrutura [at] ufes.br
Endereço: Alto Universitário, s/n, Guararema, Alegre – ES
Site: https://alegre.ufes.br/diretoria-de-infraestrutura

Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.