Cartilha orienta sobre cuidados com pacientes pós-COVID-19

28/08/2020 - 19:28  •  Atualizado 31/08/2020 21:26

Quais são os cuidados que os pacientes pós-COVID-19 devem ter após o período de internação hospitalar? Essa é uma pergunta comumente feita por profissionais de saúde, pacientes recuperados e seus familiares.

Para responder a esse questionamento e, ao mesmo tempo, auxiliar os pacientes nesse momento de readaptação depois da internação, o Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas (Lafatec), do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufes, elaborou a cartilha Rotina pós-COVID-19: orientações da Terapia Ocupacional (veja arquivo anexado abaixo).

O objetivo é orientar pacientes sobre as modificações e os aspectos importantes de suas novas rotinas pós-internação por coronavírus. Além disso, reforçar a importância para que eles continuem o seu tratamento em casa com os remédios prescritos pelos médicos e realizem suas atividades com o máximo de independência e segurança.

Fraqueza

Após a alta hospitalar, o corpo de alguns pacientes continua debilitado, devido ao longo período de internação e imobilização. Dentre as ocorrências comuns, estão dificuldade para respirar, fadiga, fraqueza muscular nas pernas e nas costas, dores corporais, déficits cognitivos e distúrbios, como medo e angústia, que podem persistir por semanas ou meses.

Por isso, conforme informações contidas na cartilha, uma mudança na rotina da casa e da família se faz necessária. É preciso reorganizar as atividades para realizá-las de modo mais fácil para os pacientes recuperados que ainda precisam de alguns cuidados, evitando o cansaço e o estresse pós-internação, exigindo do corpo somente o necessário para se recuperar.

O material informativo aborda, ainda, temas como planos de atividades, postura corporal, exercícios de respiração, manipulação de medicamentos e atividades que estimulem a memória e o raciocínio.

A cartilha foi elaborada por professores e estudantes dos projetos de extensão TATO-Comunidade e TATO_I3D, do curso de Terapia Ocupacional da Ufes, em conjunto com a terapeuta ocupacional do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) Eliania Pereira. Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Mariana Sime e Gilma Coutinho.

A cartilha Rotina pós-COVID-19: orientações da Terapia Ocupacional está disponível no site http://www.lafatec.ufes.br/conteudo/rotina-pos-covid-19-orientacoes-da-terapia-ocupacional, onde também pode ser acessado um vídeo com orientações pós-coronavírus.

Texto: Jorge Medina