Curso orienta sobre cardiopatias e desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down

28/09/2020 - 18:10  •  Atualizado 30/09/2020 18:29
Compartilhe

Professores e pesquisadores da Ufes e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down) promovem, nos dias 3 e 17 de outubro, um curso de capacitação em saúde com foco nas cardiopatias e no desenvolvimento dessa população. O evento será totalmente virtual, gratuito, e as inscrições estão abertas, podendo ser feitas por meio do site https://jacredenciei.com.br/e/capacitacaoemsaudet21.

O curso é dirigido a professores, estudantes e profissionais da área de saúde e de outras, além de familiares e pessoas com a Trissomia do Cromossomo (T21), conhecida como síndrome de Down. Os participantes receberão certificado.

As palestras do dia 3 terão início às 9 horas e se encerram às 16h30; no dia 17, o curso será das 13 às 18 horas. De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Mariana Laignier, uma das coordenadoras do projeto, o curso terá conteúdo apresentado por profissionais que são especialistas na área. “Todos possuem ampla experiência clínica e científica no estudo sobre a população T21, o que proporcionará aos participantes a ampliação de seus conhecimentos específicos e da prática multiprofissional”, enfatiza a professora. O curso tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Clínica de Medicina Integrativa Elo21 Universo Down, de São Paulo.

Conteúdo

Mariana Laignier, que é doutora em Enfermagem e desenvolve pesquisas na área de saúde da criança com necessidade especial, destaca que o conteúdo do workshop é amplo e consistente. “No primeiro dia, abordaremos questões relacionadas às cardiopatias, como sinais de alerta, indicação cirúrgica e diagnósticos, por meio de debates e painéis, entre outras abordagens”, observa. No segundo dia, o curso abordará aspectos relacionados à infância e à vida adulta da população T21. Neste módulo, serão seis palestrantes que apontarão questões como prevenções na primeira infância, aspectos cognitivos e emocionais, crescimento e puberdade, envelhecimento saudável e neurodegeneração.

A professora ressalta que o curso tem uma importância estratégica na atenção à população T21 no Espírito Santo. “Muitas famílias buscam orientação sobre a saúde de seus filhos, sobretudo quanto às cardiopatias congênitas, e encontram dificuldades na rede de atenção à saúde do estado. O curso, certamente, vai proporcionar novos conhecimentos, especialmente para os familiares”, pontua.

De acordo com levantamentos apresentados pela Vitória Down, o Brasil possui uma população com cerca de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que 310 mil, aproximadamente, possuem T21. “Vale ressaltar que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética”, arremata Mariana Laignier. A Ufes mantém, desde 2019, um termo de cooperação mútua com a Vitória Down definindo parcerias em pesquisas, cursos e eventos na área de T21.

Mais informações, inscrições e a programação completa do curso podem ser acessadas no endereço https://jacredenciei.com.br/e/capacitacaoemsaudet21.

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho