Pesquisa coordenada pela Ufes é destaque na BBC

22/01/2019 - 09:06  •  Atualizado 01/11/2022 09:17
Compartilhe

A pesquisa Efeito do Programa Bolsa Família no resultado do tratamento da tuberculose: um estudo prospectivo de corte, realizada por 15 pesquisadores sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Ethel Maciel, foi destaque em reportagem da BBC Brasil no último dia 18. 

A matéria, intitulada “Por que o Bolsa Família ajuda a aumentar a taxa de cura da tuberculose” traz entrevista com a professora Ethel, explicando detalhes sobre o estudo realizado com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem um projeto global de combate à enfermidade, incentivando pesquisas sobre medicamentos e tratamentos. Confira no link: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46878593

Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose atinge cerca de 70 mil pessoas por ano no Brasil. O estudo coordenado pela Ufes acompanhou 1.239 pessoas que haviam iniciado tratamento para a doença, localizadas em 42 centros de saúde de sete cidades do país. Após os seis meses estimados para o tratamento, a taxa de cura foi 7,6% maior no grupo de beneficiários do Bolsa Família. Também foi observado que a proporção de pacientes que abandonaram o tratamento foi inferior a 7% nesse mesmo grupo.

O próximo passo do grupo de pesquisadores da Ufes e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de 2019, será estudar efeitos de outros programas sociais no Brasil, como o Minha Casa, Minha Vida.

Leia também: Estudo da Ufes mostra o impacto positivo do Bolsa Família para a cura da tuberculose

Texto: Ana Paula Vieira