Projeto 'Conversas Indisciplinares' debate ativismo político no Brasil

03/05/2017 - 17:42  •  Atualizado 04/05/2017 18:01

O projeto de extensão “Conversas Indisciplinares” vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Ufes realiza nesta quinta-feira, 4, mais um encontro. Dessa vez o tema abordado será “Participação e democracia no Brasil Contemporâneo: formas de ativismo político”.

O evento terá início às 18 horas, no auditório do prédio IC-2, localizado no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras. O projeto é aberto a todos os interessados pelo tema, incluindo o público externo, e tem como objetivos debater temas de interesse social, produzir material para subsídio de banco de dados referentes aos temas da atualidade e estabelecer conexões entre a Universidade e a sociedade.

O encontro receberá como convidados a professora Euzenia Carlos que tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Cultura e Política e Políticas Públicas; Vicente Mendes Filho e Maria Clara, ativistas políticos e lideranças na luta por moradia, da Ocupação Alto Vitória; e a educanda do cursinho popular Risoflora, Marina Nascimento.

"Essa inciativa nasce do diálogo entre a Universidade e a sociedade civil, no intuito de construir coletivamente projetos críticos e autônomos de cidadania, ressaltando o papel que as humanidades têm nos dias atuais", afirma o professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do projeto, Maro Lara Martins.

A proposta é que este evento seja realizado em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, sempre abordando um novo tema com diferentes convidados.

Projeto de Extensão

"Conversas Indisciplinares" é um projeto de extensão criado em 2017 e vinculado ao Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB). A proposta é ser indisciplinar, utilizando um tratamento alternativo e crítico de temas como cultura, política, sociedade, história, tratados por convidados internos e externos.

O projeto está aberto a contribuições de movimentos sociais e políticos, artistas e intelectuais, bem como professores e estudantes. Os encontros serão documentados no site do NETSIB (www.netsib.ufes.br), com fotografias dos palestrantes e do público, além de comentários, análises e descrições sobre o evento.

Texto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)