Como funciona a Ufes

A Ufes está organizada administrativamente com os seguintes setores: Reitoria, três conselhos superiores, sete pró-reitorias, 11 centros de ensino, cinco superintendência, quatro secretarias e oito órgãos suplementares.

Reitoria – É o órgão executivo máximo da Universidade e é responsável por planejar, administrar, coordenar e fiscalizar todas as atividades da instituição, além de firmar convênios e parcerias para viabilizar projetos relacionados à política universitária, de modo que possam garantir o desenvolvimento e a visibilidade das atividades acadêmicas.

CONSELHOS SUPERIORES

Conselho Universitário (Consuni) – É o órgão superior deliberativo e consultivo da Ufes em matéria de política universitária, administrativa, financeira e de planejamento. Ele é composto pelo reitor, que o preside, pela vice-reitora, pelos diretores dos centros de ensino, pró-reitores de Administração e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, diretor do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, e por representantes do corpo docente, técnico-administrativo e estudantes. Para cada membro do conselho há um suplente.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) – É o órgão central da Ufes para atuar em questões de supervisão de ensino, pesquisa e extensão, com funções deliberativas e consultivas. O Cepe é presidido pelo reitor, e é também composto pela vice-reitora, por dois representantes dos professores de cada centro de ensino; pelos pró-reitores de graduação, de extensão, e de pesquisa e pós-graduação; por dois representantes do corpo técnico-administrativo e por seis dos estudantes. Para cada membro há um suplente.

Conselho de Curadores (CUr) – É o órgão deliberativo e consultivo em matéria de fiscalização econômico-financeira. Acompanha e fiscaliza a execução orçamentária da Universidade por meio de documentação a ele encaminhada pelo Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e pelos Centros de Ensino. Tem a responsabilidade de aprovar os balancetes financeiros mensais e a prestação anual de contas da Universidade apresentada pelo reitor, para que ao fim seja enviada à Controle da Controladoria Geral da União (CGU). O conselho é formado por um presidente, um vice-presidente e representantes dos professores – eleitos pelo Consuni e pelo Cepe – um representante do Ministério da Educação (MEC), um da comunidade, um do corpo técnico-administrativo e um dos estudantes.

Pró-reitorias – Operacionalizam a gestão da universidade, dando suporte administrativo e acadêmico à Reitoria, cada qual em sua respectiva área e com atribuições específicas. As pró-reitorias são as seguintes: Administração (Proad), Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), Extensão (Proex), Gestão de Pessoas (Progep), Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), e Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Centros de Ensino – São unidades acadêmico-administrativas que reúnem cursos e departamentos de uma mesma área do conhecimento. Cada centro possui um diretor e um vice-diretor – com mandatos de quatro anos – além do Conselho Departamental, que é composto pelos chefes de cada departamento. Cabe aos centros de ensino o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em articulação com os cursos de graduação e as coordenações dos programas de pós-graduação.

Unidades de ensino, pesquisa e extensão:

  • Centro de Artes (CAr) - Campus Goiabeiras
  • Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) - Campus Alegre
  • Centro de Ciências Exatas (CCE) - Campus Goiabeiras
  • Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) - Campus Alegre
  • Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) - Campus Goiabeiras
  • Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) - Campus Goiabeiras
  • Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Campus Maruípe
  • Centro de Educação (CE) - Campus Goiabeiras
  • Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) - Campus Goiabeiras
  • Centro Tecnológico (CT) - Campus Goiabeiras
  • Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) - Campus São Mateus

Departamentos Acadêmicos – O departamento é a base da estrutura acadêmica da universidade. Ele reúne os professores por área de conhecimento e atividades-fins, seja no ensino, na pesquisa e na extensão. Os estudantes participam da administração do departamento por meio de representantes eleitos na proporção de um quinto do total de seus membros. A eleição do chefe de departamento, para mandato de dois anos, é realizada por meio do voto de cada membro, incluindo a representação estudantil. O mandato do chefe de departamento é de dois anos. Todos os departamentos estão vinculados, por afinidade temática, a um Centro de Ensino.

Colegiados Acadêmicos – Cada curso de graduação da Ufes é coordenado por um Colegiado que reúne professores de cada departamento e representantes estudantis. Ao coordenador do Colegiado compete, dentre várias atividades, programar semestralmente a oferta de disciplinas para o curso e orientar o aluno nas questões relacionadas à sua vida acadêmica.

Superintendências – São cinco superintendências vinculadas à Administração Central, distribuídas em áreas acadêmicas e administrativas. São elas: Superintendência de Educação a Distância (Sead), Superintendência de Comunicação (Supec), Superintendência de Contabilidade e Finanças (SCF), Superintendência de Infraestrutura (SI), e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). 

Secretarias – São unidades administrativas vinculadas à Administração Central que executam atividades específicas em áreas estratégicas para a vida acadêmica e administrativa. A Ufes possui quatro secretarias: Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores (Socs), e Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Órgãos Suplementares – As atividades da Universidade são complementadas pelos seguintes órgãos suplementares: Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Editoria da Ufes (Edufes), Hospítal Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), Instituto de Inovação Tecnológica (Init), Instituto de Odontologia (Ioufes), Instituto Tecnológico (Itufes), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e Superintendência de Infraestrutura (SI).

Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.