Aberto o período de cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes

12/09/2022 - 17:07  •  Atualizado 13/09/2022 18:23

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publicou nesta segunda-feira, 12, o edital de abertura de cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) para o semestre 2022/2. Podem se cadastrar estudantes dos cursos presenciais de graduação, prioritariamente em primeira graduação, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

As inscrições devem ser feitas até 25 de setembro, por meio do Portal da Assistência Estudantil, onde o estudante deverá acompanhar a divulgação do resultado parcial a partir de 19 de setembro.

Assista ao vídeo tutorial e veja como se cadastrar no Proaes-Ufes.

O candidato que não concordar com o resultado da avaliação socioeconômica poderá interpor recurso em um prazo de até dois dias após a divulgação do resultado parcial. A previsão é de que o resultado final seja publicado em 25 de novembro.

Auxílio unificado

A partir deste semestre letivo, entra em vigor o Auxílio Permanência Unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 do Conselho Universitário da Ufes. Uma das principais mudanças do auxílio unificado está na análise para a concessão do benefício, devido à utilização de novos indicadores sociais que interferem na permanência do estudante.

No novo modelo, todos os estudantes que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio-alimentação). Também houve reajuste nos valores pagos em dinheiro (pecuniários). O menor valor pecuniário direto, que era é de R$ 50, passará para R$ 200.

Saiba mais detalhes sobre o Auxílio Permanência Unificado aprovado pelo Conselho Universitário em sessão realizada no dia 2 de setembro.

Estudantes já assistidos

Estudantes já assistidos pelo Proaes-Ufes não precisarão se inscrever novamente, mas passarão por uma regra de transição dos auxílios segmentados (moradia, transporte e/ou material de consumo) para o Auxílio Unificado e precisarão atualizar seus documentos.

O edital para o Cadastro de Transição também foi publicado pela Proaeci e os estudantes assistidos deverão atualizar seus documentos no Portal de Assistência Estudantil no período de 12 a 25 de setembro. O cronograma seguirá as mesmas datas do cadastro no Proaes e a previsão é de que o resultado final também seja publicado em 25 de novembro.

Todas as informações sobre os dois editais estão publicadas no site da Proaeci. Em caso de dúvida, o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria por meio dos seguintes canais de atendimento: e-mail dae.proaeci@ufes.br, telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 8h às 20h) ou WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 8h às 20h).

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes