Abertura da Semana do Conhecimento exalta valor da ciência e cuidado com meio ambiente

Reiterar a confiança na ciência e reafirmar o valor da universidade pública. Essas foram as mensagens deixadas para os futuros universitários e para os profissionais da educação na cerimônia de abertura da Semana do Conhecimento 2022 da Ufes, realizada no Cine Metrópolis nesta segunda-feira, 21, e transmitida pelo canal da Universidade. Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Ufes, Paulo Vargas, o vice-reitor, Roney Pignaton, e o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello, além de pró-reitores, docentes e técnicos-administrativos da Universidade. A palestra de abertura foi proferida pelo professor e climatologista Carlos Nobre, coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes (IEC-ES) e Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Assista à matéria produzida pela TV Ufes.

Quem deu as boas-vindas ao público foi a coordenadora do evento, a professora Liliana Barros. Ela destacou a grandiosidade da Semana do Conhecimento, que espera a visita de cerca de 15 mil estudantes nos quatro campi da Ufes para apresentar o trabalho da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão até o dia 1º de dezembro, data de encerramento do evento.

Em seguida, os pró-reitores Renato Neto (Extensão), Cláudia Gontijo (Graduação) e Valdemar Lacerda (Pesquisa e Pós-Graduação) ressaltaram o volume de inscritos nas atividades e a quantidade e qualidade dos projetos de professores e estudantes nas diversas áreas do conhecimento. Após os pró-reitores, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello, usou a palavra para salientar o papel do Governo do Estado na valorização da produção de conhecimento e de tecnologia.

Já o vice-reitor, Roney Pignaton, enfatizou o potencial inclusivo e transformador da ciência quando seus métodos e produtos são apresentados aos jovens. "Ao conhecer experimentos do dia a dia na universidade, os jovens têm a possibilidade de ver que o que mais importa é criatividade, curiosidade e capacidade de inovar", disse.

Após a fala de Pignaton, o reitor da Ufes, Paulo Vargas, pontuou o cenário adverso que a produção de conhecimento viveu no Brasil nos últimos anos, com seguidos cortes no orçamento das universidades e descrédito da ciência. "Sofremos ataques que visavam enfraquecer a universidade, ataques contra professores, estudantes, técnicos. Esse processo precisa ser freado e repudiado", afirmou. Ele se mostrou, porém, otimista em relação ao futuro do ensino público: "Vivemos um momento de revitalização da nossa esperança, com o início de um novo governo para encontrarmos um caminho mais promissor para as nossas universidades". 

Vargas (foto) afirmou ainda que o meio ambiente é um dos temas centrais dentro do ensino superior, por sua característica transversal e urgente: "Devemos oferecer uma educação mais holística, que nos proporcione a compreensão de que vivemos num mundo natural, que precisa ser respeitado e cuidado para assegurarmos uma vida de qualidade para as gerações futuras".

E foi justamente sobre meio ambiente a palestra magna de abertura da Semana do Conhecimento. Recém-eleito para a Royal Society - prestigiada instituição britânica destinada à divulgação e promoção científica -, o professor Carlos Nobre proferiu a palestra Mudanças climáticas: desafios para todos (foto principal), em que descreveu as evidências da emergência climática e as ações que precisam ser tomadas para frear a degradação do planeta. Discorreu, ainda, sobre o cenário local, destacando a possibilidade de o Espírito Santo se tornar o primeiro estado brasileiro a zerar as emissões de gases de efeito estufa. 

Confira a entrevista exclusiva que Carlos Nobre concedeu ao portal da Ufes. 

Programação

Neste ano, a Semana do Conhecimento acontece em datas diferentes em cada campus: de 21 a 26 de novembro nos campi de Goiabeiras e de Maruípe; nos dias 22 e 29 de novembro em Alegre; e de 29 de novembro a 1º de dezembro em São Mateus. A edição marca o retorno da programação ao formato presencial, após duas edições realizadas virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana do Conhecimento tem como tema Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva.

A programação da Semana do Conhecimento inclui as já conhecidas Mostra de Profissões; Mostra de Ciências do CCE; Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e Jornada Integrada de Extensão e Cultura. As novidades deste ano são as participações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), que disponibilizará informações sobre assistência estudantil; da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que trará a Feira de Internacionalização. O Centro Tecnológico também realizará pela primeira vez o CT de Portas Abertas, evento com visitas guiadas, palestras e apresentações de projetos do Centro.

Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Semana do Conhecimento oferece ainda ações esportivas e culturais - como mesas-redondas, shows musicais, exposições e oficinas -, feira de artesanato e espaços para alimentação com food trucks.

Gratuitas e abertas ao público, as atividades acontecem em salas de aula, laboratórios e tendas montadas pelos campi. A programação detalhada de cada um dos eventos da Semana do Conhecimento está disponível em um hotsite, posicionado no canto superior direito do portal da Ufes.

Para auxiliar os futuros universitários que visitarem os campi, serão disponibilizados mapas físicos e virtuais, com leitura por QR code. As instituições de ensino que desejarem trazer seus alunos para participar da Mostra de Profissões ainda podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

 

Texto: Leandro Reis
Fotos: Ana Clara Andrade (bolsista voluntária de projeto de Comunicação0
Matéria TV Ufes: Ana Oggioni, Camila Fregona e Vitor Guerra (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.