Abertura do curso de Licenciatura Indígena ocorre nesta segunda, 13

13/07/2015 - 08:24  •  Atualizado 13/07/2015 18:34

Nesta segunda-feira, 13 de julho, acontece a abertura do curso de Licenciatura Intercultural Indígena para os povos Tupinikim e Guarani, incluída na programação da I Conferência Nacional de Política Indigenista. A cerimônia será na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Aldeia Caieiras Velhas, em Aracruz, às 13 horas.

O evento conta com a participação do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, o coordenador da Comissão de Caciques Tupinikim e Guarani, José Luiz, do diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes, Renato Rodrigues Neto, além de outros representantes do município de Aracruz e integrantes da comunidade indígena Caieiras Velhas.

O curso de Licenciatura Interdisciplinar, Intercultural e Interdepartamental foi criado a partir de demandas dos povos Tupinikim e Guarani por formação dos docentes que atuam nas escolas das aldeias. Ele é dirigido a professores que já atuam nas escolas indígenas do ensino fundamental e indígenas com o ensino médio completo que já tiveram atividades educativas nas aldeias e que pretendem trabalhar como professores das escolas indígenas.

A primeira turma única de licenciatura indígena conta com 70 estudantes. As aulas serão ministradas na Base Oceanográfica da Ufes em Aracruz, entretanto, os estudantes também participarão de seminários, palestras e conferências no campus de Goiabeiras.

O curso tem duração de cinco anos, e cada módulo começa com um seminário de integração durante dois dias com atividades para docentes e discentes. As aulas terão início no dia 16 de julho.

Texto: Maria Luiza Silva (Bolsista de Projeto de Comunicação)

Foto: Prefeitura Municipal de Aracruz

Edição: Ana Paula Vieira