Acolhida aos ingressantes: estudantes conhecerão rotinas acadêmicas nesta terça, 6

05/09/2022 - 19:17  •  Atualizado 06/09/2022 12:13

Os estudantes que começarão a estudar na Ufes a partir do segundo semestre letivo de 2022 poderão conhecer as principais informações sobre as rotinas acadêmicas nesta terça-feira, 6. Dando continuidade ao evento de recepção aos estudantes ingressantes, que começou nesta segunda-feira, 5, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) preparou uma mesa na qual representantes das diretorias de Apoio Acadêmico, de Desenvolvimento Pedagógico, e de Registro e Controle Acadêmico falarão aos alunos sobre temas como trâmites para matrícula, programas de bolsas e de apoio acadêmico, estágio, reprovação, desligamento, diplomas, entre outros.

A exemplo das atividades do primeiro dia, a mesa será realizada das 9 às 12 horas, no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. Também haverá transmissão on-line do evento pelo canal Ufes Oficial no YouTube.

A cerimônia de recepção aos estudantes ingressantes é um evento coordenado pela Prograd e realizada com o objetivo de proporcionar a inserção dos novos estudantes na Universidade e fornecer informações que são úteis nesse momento de início da vida universitária.

Abertura oficial

A primeira parte foi realizada na manhã desta segunda-feira, 5, com uma cerimônia que contou com a presença do reitor Paulo Vargas, do vice-reitor Roney Pignaton, de pró-reitores e gestores da Universidade, além de uma aula magna proferida pelo professor da Universidade Federal de Alfenas Luis Antonio Groppo, sobre o tema Juventude, Universidade e Coletivos Estudantis.

A abertura oficial do evento contou com apresentação do músico e regente adjunto do coral da Ufes Jean Molinari. Na sequência, os pró-reitores de Graduação, Cláudia Gontijo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.; de Extensão, Renato Neto; e de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, falaram aos estudantes sobre as atribuições de suas unidades e a relevância de cada uma para a vida estudantil.

O reitor, Paulo Vargas (foto), ressaltou a felicidade de poder recepcionar os novos ingressantes e afirmou que a Universidade será essencial na vida de cada um, para a sustentação de escolhas futuras no campo pessoal e profissional. “Aqui vocês terão acesso a conhecimento científico e tecnológico nas respectivas áreas que escolheram, com a oportunidade de adquirir valores fundamentais, não só para o exercício profissional, mas também, e sobretudo, para o exercício da cidadania”, pontuou.

Vargas destacou ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas, de ordem social e econômica, em momentos em que é necessário fazer escolhas, a gestão sempre prioriza o ensino e a formação. Ele citou como exemplo a manutenção do programa de bolsas e do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), os quais propiciam condições para que os estudantes possam realizar seus cursos com qualidade, contribuindo para reduzir os riscos de evasão.

Por fim, o reitor citou a ascensão da Ufes em rankings internacionais, nos quais a instituição tem conseguido obter posicionamentos cada vez mais favoráveis, citando especialmente o ranking The Higher Education (THE), divulgado em julho, no qual a Ufes ficou entre as 30 melhores universidades da América Latina. “Vocês estão ingressando em uma universidade que tem, de fato, uma qualidade relevante. Aproveitem tudo o que temos a oferecer de melhor para vocês”, destacou.

Já o vice-reitor, Roney Pignaton, apresentou dados sobre a estrutura da Universidade e destacou o trabalho que é realizado para oferecer a todos oportunidades de desenvolvimento no ensino e diversos serviços que podem ser acessados gratuitamente, como o acervo virtual da Biblioteca Central.

“A Ufes se orgulha de seus professores, de seus servidores técnicos-administrativos e de seus estudantes. Se orgulha de sua estrutura e da excelência de suas atividades e de, mesmo em situações tão difíceis, como a pandemia e as restrições orçamentárias, garantir a oferta de serviços de excelência à sua comunidade e aos capixabas. Essa excelência é fruto de um trabalho dedicado de todos e, sobretudo, do empenho de nossos estudantes. É essa comunidade que, a partir de hoje, vocês se integram”, ressaltou.

O vice-reitor também informou aos estudantes sobre a flexibilização do uso de máscaras, aprovada na última sexta-feira pelo Conselho Universitário, e a importância de ainda serem mantidas medidas de cuidado e proteção individual e coletiva para minimizar riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Na aula inaugural, sobre Juventude, Universidade e Coletivos Estudantis, o professor Luis Antonio Groppo (na foto, ao lado da pró-reitora Cláudia Gontijo, que mediou a aula) apresentou uma discussão sobre a juventude e sua relação com a educação superior no Brasil atual, destacando os desafios para a permanência dos estudantes nas universidades e o quanto os coletivos estudantis têm contribuído para aumentar essa permanência.

As aulas do segundo semestre letivo de 2022 terão início em 12 de setembro, com o ingresso de cerca de 2.200 novos estudantes.

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes