Andifes elege diretoria para gestão 2021-2022. Paulo Vargas assume o Conselho Fiscal

30/07/2021 - 17:44  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, nesta sexta-feira, 30, a nova diretoria executiva para o mandato 2021-2022 e o Conselho Fiscal para os próximos dois anos. A eleição ocorreu durante reunião remota do Conselho Pleno, e o reitor da Ufes, Paulo Vargas, foi eleito para compor o novo Conselho Fiscal (foto).

Com representantes das cinco regiões brasileiras, a nova diretoria é composta pelos reitores Marcus Vinicius David (Universidade Federal de Juiz de Fora), presidente; Ricardo Marcelo Fonseca (Federal do Paraná), primeiro vice-presidente; Alfredo Macedo Gomes (Federal de Pernambuco), suplente; Márcia Abrahão Moura (Universidade de Brasília), segunda vice-presidente; e José Geraldo Ticianeli (Federal de Roraima), suplente.

Além do reitor Paulo Vargas, compõem o novo Conselho Fiscal os reitores Maurício Saldanha Motta (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro) e Jacques Antonio de Miranda (Universidade Federal do Oeste da Bahia), tendo como suplentes os reitores Isabela Fernandes Andrade (Federal de Pelotas), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (Tecnológica Federal do Paraná) e Francisco Ribeiro da Costa (Federal do Sul e Sudeste do Pará).

“A Ufes tem um histórico de participação ativa na diretoria da Andifes e é com orgulho que assumo esta função no Conselho Fiscal. Nossa instituição pretende continuar contribuindo com essa entidade, que reúne gestores de todo o país em defesa das instituições federais de ensino superior”, afirma Paulo Vargas.

Defesa da educação

Ao apresentar uma síntese das ações da diretoria, o agora ex-presidente reitor Edward Madureira (Universidade Federal de Goiás) destacou que o mandato ocorreu integralmente durante a pandemia, sem que houvesse nenhuma reunião presencial do Conselho Pleno, mas que isso não impediu a interlocução suprapartidária pela defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. “Tivemos intensa relação com o parlamento, com representantes da Educação no Executivo, nas entidades parceiras, com a sociedade brasileira e com a imprensa. Eu não saberia enumerar quantas reuniões e entrevistas foram realizadas, mas posso afirmar que um legado da pandemia é essa agilidade que os encontros remotos nos possibilitaram. Desejo muito sucesso à nova diretoria e que, em breve, possamos voltar a nos reunir presencialmente”, concluiu.

O presidente eleito, reitor Marcus David, destacou que a nova gestão dará continuidade às ações das gestões anteriores, sempre motivada pela valorização das universidades federais brasileiras e da educação pública. “Assim como a gestão anterior, da qual eu participei, iremos seguir nossa agenda de forma conjunta, respeitando as deliberações coletivas do pleno de reitores e reitoras, com a consciência de que a Andifes unida e fortalecida é sinônimo de universidades federais unidas e fortalecidas”, afirmou.

Com informações da Andifes