Andifes elege nova diretoria executiva

06/08/2014 - 18:19  •  Atualizado 07/08/2014 18:49

Foi eleita, na CXXXIII Reunião do Conselho Pleno, a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que exercerá o mandato 2014/2015. A eleição ocorreu na Universidade Federal do Ceará (UFC), no último dia 1º.

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo, é o novo presidente da Associação, tendo como primeiro vice-presidente o reitor Zaki Sobrinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O 23º presidente da Andifes afirmou que o grande desafio estratégico da atual gestão será a implantação da Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, lançada em maio deste ano pela Andifes. Esta proposta traça eixos para um novo processo de expansão do ensino superior público federal e será entregue a todos os candidatos à presidência, como já acorreu em reunião entre os reitores e a presidente Dilma Rousseff.

“O nosso trabalho tem que ser focado no avanço da expansão que vivemos nos últimos anos. Buscaremos desenvolvimento regional, nacional, avanço na inovação e no processo de internacionalização. Incluímos neste processo a formação de professores e o apoio à educação a distância. O projeto para que isso aconteça, está pronto para ser trabalhado pelo próximo governo, junto com as universidades”, disse Targino Araújo.

O novo presidente ressaltou a importância do prosseguimento aos projetos desenvolvidos pela gestão anterior. “Sucedemos uma Diretoria Executiva que teve uma atuação intensa diante dos Ministérios, Governo Federal e o Parlamento. Vamos dar continuidade a esse trabalho, encaminhando ao Congresso o projeto de Lei Orgânica das nossas instituições, precisamos resolver a questão do passivo financeiro, e dar os encaminhamos às demandas das universidades, referentes implementação do Plano Nacional de Educação (PNE)”, afirmou.

A nova Diretoria Executiva da Andifes tem a primeira reunião marcada para o próximo dia 12, em Brasília, para discutir e preparar a agenda da Associação para o segundo semestre de 2014, e receber os presidentes e coordenadores dos Fóruns e Colégios ligados à Andifes.

Conheça os membros na nova diretoria:

Presidente: Reitor Targino de Araújo (UFSCar)

Primeiro Vice-presidente: Zaki Sobrinho (UFPR)

Suplente: Natalino Salgado (UFMA)

Segundo Vice-presidente: Márcia Perales (UFAM)

Suplente: Orlando do Amaral (UFG)

Secretário executivo: Gustavo Balduino

Por Thereza Marinho, com informações da Andifes