Atividades de Cultura e Comunicação registram crescimento expressivo em 2014

07/01/2015 - 09:36  •  Atualizado 13/01/2015 17:29

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes registrou um expressivo crescimento de atividades em 2014. A Supecc é composta pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Comunicação, equipamentos culturais - como Teatro Universitário, Cine Metrópolis, Galeria de Arte Espaço Universitário, Editora e Livraria da Ufes -, veículos de comunicação institucionais - como o portal da Ufes, jornal Informa e Revista Universidade -, além de TV e Rádio Universitárias.

Na área da Cultura, a Editora da Ufes publicou 26 livros impressos, que somaram 17.400 exemplares e 28 livros digitais, que tiveram 3.097 visualizações. O Cine Metrópolis realizou 16 mostras especiais, com 136 filmes exibidos, 82 sessões Cine Escola Metrópolis e 34 eventos especiais, entre seminários, colóquios e palestras.

A Galeria de Arte Espaço Universitário apresentou três exposições, que somaram 8 mil visitantes, quatro oficinas para escolas da rede pública, além de workshops e colóquios. O Teatro Universitário teve um público de cerca de 50 mil pessoas em 2014, que assistiram espetáculos de dança, teatro e shows musicais, além dos eventos acadêmicos, como formaturas e congressos, que somaram 35 mil visitantes

Os eventos culturais somaram cerca de 40 mil participantes, entre shows, festivais, oficinas e circuitos multiculturais realizados nos quatro campi da Ufes, com iniciativa e/ou apoio da Secretaria de Cultura e do Núcleo de Produção Cultural. O Coral da Ufes se apresentou em diversos eventos em todo o Espírito Santo e também esteve presente no Festival Unicanto de Corais, em Londrina, no Paraná.

Comunicação

Na área da Comunicação, a produção jornalística totalizou 36 edições do jornal Informa, um boletim de notícias impresso semanal e quatro edições do jornal Informa Hucam, informativo que divulga as notícias do Hospital Universitário. Além dos veículos impressos, cerca de 500 matérias foram produzidas para o portal www.ufes.br e 1.200 postagens alimentaram as mídias sociais institucionais.

Outro expediente de destaque na Secretaria de Comunicação é o atendimento a demandas de imprensa, quando os jornalistas de veículos de todo o país entram em contato solicitando sugestões de fontes para reportagens e entrevistas. Em 2014, a Secom atendeu 903 demandas de imprensa, quase o dobro de 2013, que teve 511 pedidos deste tipo. Para a secretária de Comunicação, Thereza Marinho, esse número reflete a importância da Universidade como fonte de informação sobre as diversas áreas do conhecimento.

Vídeos

Com novos equipamentos e a ampliação da equipe, a TV Ufes produziu em 2014 106 edições do programa “Ufes na TV”, que traz reportagens sobre os acontecimentos da Ufes e a rotina universitária. Também foram veiculadas na TV a série Laços – que mostra personagens que participaram da construção da Ufes e gravaram depoimentos comemorativos dos 60 anos da Universidade – e duas temporadas do Autoral, um programa em que autores capixabas apresentam seus livros.

Os trabalhos de criação e arte final de materiais, entre folders, cartazes, outdoors, banners, cartilhas e produção de identidade visual somaram aproximadamente 500 demandas atendidas.

“Em 2014 também produzimos o livro Ufes 60 Anos, reeditamos o livro Ufes - 40 Anos de História e coordenamos a produção de um vídeo institucional, ações que marcaram as comemorações dos 60 anos da Universidade, celebrados em maio. Foi um ano de muito trabalho, no qual o empenho de cada membro da equipe permitiu concretizar projetos e enxergar novos desafios”, destaca a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

Por Ana Paula Vieira