Atividades do Dia Mundial da Voz movimentam o Hucam nesta quinta-feira, 16

15/04/2015 - 15:20  •  Atualizado 17/04/2015 11:00

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, o Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde promove nesta quinta-feira a campanha “Minha Voz, Minha Identidade”. Durante todo o dia, no pátio externo do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), diversas atividades serão realizadas junto à população, como orientações sobre a saúde vocal e triagens gratuitas.

A ação será realizada a partir das 9 horas e tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana e oferecer informações corretas e concretas sobre hábitos vocais.

Problemas

Estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros tenham alguma dificuldade na voz que possa atrapalhar a comunicação pessoal e profissional, como voz rouca, esforço ou cansaço ao falar.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Voz do Espírito Santo (VozES), e professora do curso de Fonoaudiologia da Ufes, Carolina Fiorin Anhoque, a ocorrência desses problemas é maior em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como os professores (população de maior risco, com até três vezes mais chances de apresentar problemas de voz), atores e cantores, além dos operadores de telesserviços, podendo atingir alarmantes índices de 25% em algumas condições de trabalho.

Ela alerta ainda que a rouquidão, por exemplo, pode ser um sintoma indicativo de câncer e que a maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe também apresentam problemas com a voz.

“A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância por representar uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais”, destaca a professora.

A campanha foi iniciada no Brasil em 1999 pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A partir de 2003, a ação passou a ter expressão internacional, tendo diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Conheças as atividades programadas:

Orientações e triagem vocal - Serão realizadas orientações sobre saúde vocal e realização de triagens vocais

Exposição “Minha Voz, Minha Identidade!” - Ficarão expostas pranchas de imagens elaboradas pelos estudantes da Ufes a partir do tema “Com sua voz te representa?”

Atividade Fotográfica – “ID_Vocal” -  Registro fotográfico e selfies dos participantes da campanha numa ID_Vocal  com o uso da hashtag #minhavozmerepresenta

Panfletagem - distribuição de água mineral, maçãs, folders, marcadores de livros com orientações e adesivos alusivos à campanha

Texto: Jacqueline Vitória