Aula magna com Ricardo Bielschowsky abre Calourada do DCE-Ufes 2015/1

14/04/2015 - 10:17  •  Atualizado 14/04/2015 17:20

O professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Ricardo Bielschowsky, ministra nesta terça-feira, dia 14, a partir das 10 horas, uma aula magna sobre Conjuntura Política e Econômica do Brasil. A atividade será realizada no auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

A aula marca a abertura da Calourada do DCE-Ufes 2015/1, realizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE). Além do professor Ricardo Bielschowsky , participarão da palestra os professores da Ufes Arlindo Vilaschi e Jorge Luiz Viesenteiner.

A Calourada será realizada até sábado, 18, e contará com atividades culturais e debates sobre temas como movimento estudantil, conjuntura política e econômica do Brasil, os caminhos da educação brasileira e assistência estudantil.

Segundo os organizadores da Calourada, o objetivo é tornar a relação aluno e entidade algo mais próximo e legitimo entre os estudantes.

Confira as principais atividades da semana:

- Quarta-feira, 15 de abril: mesa sobre Empreendedorismo Universitário e o movimento Empresa Júnior, promovida pelo DCE em parceria com o grupo da Empresa JuniorES. Às 14 horas, no auditório do Centro Tecnológico I.

- Quinta-feira, 16 de abril: realização do I Seminário de Assistência Estudantil do DCE-Ufes, com o objetivo de mapear gargalos, demandas, necessidades e desafios da Assistência Estudantil em todos os campi da Ufes. Às 14 horas, no auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

- Sexta-feira, dia 17: iniciando as comemorações da Semana de Conhecimento e Cultura na Universidade, ocorrerá o primeiro dia da “Culturata do DCE”, com a apresentação das bandas escolhidas em edital público realizado pelo DCE-Ufes. Na área verde do DCE.

- Sábado, dia 18: o DCE realizará sua Calourada, com atividades que se iniciam às 15 horas, na área verde do DCE.

- Todos os dias: realização do “Momento Take it Easy”, intervenções urbanas feitas por estudantes, com o objetivo de proporcionar um breve momento de descanso. Às 17 horas, de forma itinerante, em vários pontos do campus Goiabeiras.

Texto: Thereza Marinho (com informações do DCE-Ufes)