Aula magna marca início do curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo nesta quarta, 31

Com transmissão ao vivo pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/Ufes) no YouTube, será realizada nesta quarta-feira, 31, às 19 horas, a aula magna Tempo de pandemia e a centralidade da questão da habitação no Brasil. O evento é realizado pelo PPGAU para marcar o semestre em andamento e o início do curso de doutorado que, depois de ser aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, começou suas atividades neste ano.

A arquiteta, urbanista e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Ermínia Maricato será a responsável por ministrar a aula magna, que contará com mediação da professora do PPGAU/Ufes Martha Campos. “Estamos certos de que a professora Ermínia nos ajudará a colocar questões, posicionar problemas e discutir alternativas”, diz Bruno Massara, coordenador do programa vinculado ao Centro de Artes (CAR).

Programa

Criado em 2007, o PPGAU/Ufes é o único programa de pós-graduação em Arquitetura com modalidades de mestrado e doutorado do Espírito Santo. O programa já formou 133 mestres e conta, atualmente, com 71 estudantes regularmente matriculados, sendo 63 no mestrado e oito no doutorado.

Segundo Massara, 2021 tem sido um ano de muitas perdas, mas também de algumas conquistas. “Este ano marca a primeira geração de estudantes de doutorado do PPGAU. Ela brota em um momento muito delicado em nossa sociedade, que vê revelados, em meio à pandemia, problemas estruturais da sua formação, seja como cidade, território, ambiente e cultura. Diante de questões tão desafiadoras, que têm nos exigido tanta reflexão, vemos com muita confiança a evolução do conhecimento científico no PPGAU”, ressalta.

Texto: Adriana Damasceno

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)