Banda de jazz toca Chico Buarque e Tom Jobim em concerto gratuito no Teatro Universitário nesta terça, 20

19/08/2024 - 17:04  •  Atualizado 19/08/2024 17:11
Texto: Leandro Reis, com informações do Projeto Vale Música     Edição: Thereza Marinho
Foto dos músicos da banda tocando.

O Teatro Universitário recebe um concerto dedicado à música popular brasileira nesta terça-feira, 20, com repertório de compositores consagrados como Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo e João Bosco. O espetáculo fica a cargo da Vale Música Jazz Band, que sobe ao palco a partir das 20 horas, com regência do maestro Eduardo Lucas e participações da cantora Luiza Dutra e do cantor André Prando, destaques da música local.

A entrada para o evento é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo.

Segundo o maestro Eduardo Lucas, o repertório incluirá faixas menos conhecidas de compositores como Chico Buarque e Tom Jobim, além de outras obras do cancioneiro nacional. “Vamos abrir o concerto com três obras do maestro Nelson Ayres: Só XoteJeovahSebastiana, todas instrumentais. Em seguida, cada convidado fará quatro músicas com a banda”, adianta o maestro.

Convidados

O convite para André Prando e Luiza Dutra se deu em função do talento e da atuação dos artistas na cena capixaba e nacional. Com mais de dez anos de carreira, André Prando lançou dois EPs, três álbuns e dois registros ao vivo dentro do estilo que ele define como “Música Psicodélica Brasileira”.

Luiza Dutra, por sua vez, começou a atuar profissionalmente na música em 2018. Em 2019, a cantora participou de um quadro do programa Raul Gil, no SBT, e em 2021 fez parte do time da cantora Iza no The Voice Brasil, da TV Globo. Após inaugurar a carreira autoral com os singles Coração TatuadoDentro de Mim, ela lançou seu primeiro álbum em 2024, Meu Canto, já disponível nas plataformas digitais.

Tanto André Prando quanto Luiza Dutra já dividiram o palco com o Projeto Vale Música Espírito Santo em diferentes ocasiões, como lembra o maestro.

“São artistas com os quais gostamos muito de trabalhar. Têm alto nível técnico, percepção melódica, rítmica, e a junção deles com a big band é muito bonita. O André é ótimo na improvisação, extensão vocal e afinação. E a Luiza tem um timbre de voz lindo, assim como a percepção rítmica profunda. Escolhi obras que não necessariamente fazem parte do trabalho deles, de modo que possam explorar essas habilidades”, afirma o maestro.

Banda

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Vale Música Jazz Band está em atividade desde 2015 e conta atualmente com 21 integrantes, incluindo cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, bateria, baixo, guitarra e piano. O grupo já tocou ao lado de músicos como o pianista Gilson Peranzzetta, o maestro Nelson Ayres e as cantoras Indiana Nomma e Alma Thomas. Em dezembro de 2021, a Vale Música Jazz Band dividiu o palco com João Bosco, em Vitória, no concerto comemorativo aos 20 anos do projeto no Espírito Santo.

O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Foto: Mosaico Imagem

Categorias relacionadas