Biblioteca Central apresenta exposição de xilogravuras produzidas por estudantes

05/08/2022 - 16:40  •  Atualizado 09/08/2022 18:44

Está instalada no andar térreo da Biblioteca Central, localizada no campus de Goiabeiras, a exposição Memórias Impressas: Recortes da Gravura na Ufes, que tem como enfoque a gravura e suas possibilidades. A mostra traz produções de xilogravuras produzidas por estudantes nas décadas de 1980 e 1990 que compõem o acervo do Centro de Artes (atualmente sob os cuidados do Núcleo de Conservação e Restauração), além de produções de estudantes atuais e os materiais necessários para a criação.

Os visitantes poderão ver, especialmente, xilogravuras de cunho figurativo e abstrato. Alguns dos trabalhos estão colocados junto de suas matrizes - peças de madeira necessárias para a criação das imagens - e dos materiais necessários para o entalhamento da madeira, assim como para a aplicação de tinta, tais como goivas, rolos para o entintar e ferramentas utilizadas para a impressão do suporte na madeira.

A exposição é resultado da disciplina optativa Tópicos Especiais: Artes Visuais e Mediação Cultural, ministrada no semestre 2022/1 pelo professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes Erick Orloski. Segundo o professor, o intuito desse projeto colaborativo foi colocar em prática ações educativas, com grupos de crianças do Centro de Educação Infantil Criarte, a fim de possibilitar a elas vivências e aprendizados a partir de técnicas de impressão.

A exposição é gratuita e pode ser visitada até 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes