Biblioteca Central lança plataforma de coleções especiais e abre exposição nesta sexta, 2

01/06/2023 - 15:34  •  Atualizado 02/06/2023 15:10

A Biblioteca Central (BC) da Ufes realiza nesta sexta-feira, 2, às 14 horas, o lançamento da plataforma digital Acervus. Reunindo itens que contam a história da Universidade e do Espírito Santo, o repositório disponibilizará os acervos arquivístico, museológico e bibliográfico da Ufes, além de materiais de fontes externas.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, estará presente na cerimônia juntamente com outros gestores da Universidade, como a diretora de Documentação Institucional, Cassia Rizzo, e o superintendente de Tecnologia da Informação, Renan de Souza, que participaram do desenvolvimento da plataforma.

O evento ocorrerá no auditório Carlos Drummond de Andrade e contará com uma recepção musical dos estudantes Giovani Locatelli e Bruce Leite, do curso de Música. No mesmo local, às 17 horas, haverá um sarau de poesias.

Também nesta quinta-feira, será inaugurada a exposição Poemas concretos & concretudes poéticas, do servidor Antônio Rocha Neto, no primeiro andar da Biblioteca Central, às 16 horas. A mostra reúne de 60 a 70 poemas concretos, alguns deles ilustrados pela artista plástica Livia Campos.

Coleções

O primeiro conjunto de itens disponibilizado ao público pela Acervus será o Setor de Coleções Especiais (SCE), totalizando 28.585 itens (veja abaixo a relação completa). A coleção que inaugura o repositório é a de Mário Aristides Freire, professor, escritor e político capixaba.

Totalizando 467 itens, o acervo de Aristides Freire inclui manuscritos e anotações pessoais; livros e periódicos raros de História Geral e Direito, datados dos séculos XVIII e XIX; cartões postais do final do século XIX e início do século XX; fotografias do início do século XX de Vitória e outras cidades capixabas. A coleção de Aristides Freire foi a primeira coleção particular a ser adquirida pela Ufes, em 1974.

Além dos acervos do SCE, os próximos itens a serem lançados na plataforma são desenhos a bico de pena do arquiteto italiano André Carloni, que retratam a Vitória antiga, as Coleções Reitores da Ufes e documentos sobre a Universidade.

Preservar e divulgar

Segundo o diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, todos os setores da Universidade serão contemplados no repositório, incluindo a coleção do Museu de Ciências da Vida (MCV) e as recentes aquisições dos acervos de José Antônio Carvalho e Máximo Borgo Filho. A equipe da BC também trabalha, atualmente, na estruturação e na formação de coleções temáticas sobre a BC e sobre a Universidade.

“O intuito é reunir, preservar e divulgar a memória e o patrimônio cultural, científico e histórico da Ufes e do Espírito Santo”, afirma Medina. Para ele, o lançamento de Acervus vem atender a demanda de pesquisadores, vinculados à Ufes e a outras instituições, por um acesso mais facilitado às fontes de pesquisa.

“Hoje, o acesso às fotografias é realizado apenas de forma presencial, assim como às obras que, por seu valor, são consultadas apenas no setor. Além da demanda de usuários da comunidade acadêmica – inclusive internacionais –, faz-se urgente o tratamento, a digitalização e a disponibilização on-line dessas obras, para que sejam preservadas”, explica Medina.

Veja os próximos itens do Setor de Coleções Especiais a serem lançados na plataforma Acervus:

Coleção Aloyr Queiroz de Araújo;

Coleção Brasiliana;