Câmara de Pesquisa aprova proposta para aplicação de recursos do FAP

22/03/2022 - 18:08  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

A Câmara de Pesquisa da Ufes aprovou a proposta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) para aplicação de R$ 1.111.600 do Fundo de Amparo à Pesquisa da Ufes (FAP) em ações ao longo deste ano. Os recursos do FAP têm origem nos 3% de ressarcimento à Ufes dos investimentos em projetos de pesquisa e inovação tecnológica. As ações aprovadas estão condicionadas à disponibilidade financeira.

“Essas ações mostram a preocupação da PRPPG no apoio às atividades de pesquisa e pós-graduação junto à comunidade universitária. Destaco o apoio aos Periódicos Ufes que, no ano de 2021, foram institucionalizados, através de portaria do reitor, e, agora, vão receber notebooks, bolsistas e recursos para apoio às atividades de diagramação, por exemplo”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr. Ele destaca que “também foi aprovada a manutenção de apoios regulares, como a tradução e a revisão de inglês e apoio aos laboratórios credenciados como multiusuários”, conforme Portaria Normativa 05/2020 PRPPG.

Proposta aprovada

A proposta de aplicação dos recursos para 2022, aprovada em reunião ordinária no dia 23 de fevereiro, prevê o lançamento de um edital para concessão de 70 bolsas de iniciação científica e entrega de 70 notebooks para atendimento a docentes recém-contratados e recém-doutores. Serão R$ 336 mil para bolsas de iniciação científica, sendo que o pagamento iniciado neste ano será concluído em 2023.

A Câmara de Pesquisa aprovou também o reembolso da taxa de publicação de artigos para docentes vinculados aos programas de pós-graduação e à iniciação científica, num total de R$ 200 mil. Os artigos reembolsáveis devem ter participação de estudante ou egresso de programas de pós-graduação da Ufes e aluno ou egresso de iniciação científica. O teto anual por professor é de até R$ 8 mil, independentemente do número de artigos publicados.

A PRPPG apresentou ainda proposta de alocação de R$ 50 mil para reembolsar taxas de inscrição em eventos de docentes e estudantes vinculados à pós-graduação, com possibilidade de aporte de mais recursos, caso necessário. Já a tradução de artigos científicos para professores vinculados aos programas de pós ficou com o valor de R$ 200 mil.

Para atendimento às demandas dos Periódicos Ufes, a PRPPG apresentou proposta para distribuir os recursos em três frentes: entrega de notebook, bolsas de apoio e recursos para editoração. Em relação às bolsas de monitoria e apoio, serão dez pagas por oito meses, totalizando o valor de R$ 32 mil. Essas bolsas estão vinculadas aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (PaEPE) e ao apoio administrativo, cujos critérios de distribuição serão definidos pelo Comitê Gestor do Portal de Periódicos. Para a editoração foram alocados R$ 100 mil.

Os laboratórios multiusuários credenciados terão um orçamento de R$ 400 mil, sendo R$ 50 mil para cada unidade cadastrada até 23 de fevereiro deste ano. Poderá haver aporte adicional de recursos até o limite de R$ 10 mil. Ao pagamento do Sistema Financiar foi atribuído o valor de R$ 17.600. Essa ferramenta possibilita aos professores terem acesso a variados editais, ampliando a base de captação de recursos para a pesquisa.

“Recursos como esse [FAP] auxiliam a comunidade acadêmica em ações relacionadas a iniciação científica, pós-graduação, manutenção de equipamentos, reembolso de taxas, tradução ou revisão de artigos e até mesmo para compra de equipamentos multiusuários. Assim, essas ações visam à melhoria das pesquisas produzidas pela Ufes”, afirma o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli.

Texto: Sueli de Freitas