Campus de Alegre realiza Mostra de Extensão e apresenta projetos à comunidade

02/06/2023 - 17:49  •  Atualizado 02/06/2023 18:16

Uma mostra realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) levou ao campus de Alegre nesta quinta-feira, 1º de junho, 20 projetos selecionados no Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista. Empresas juniores da Ufes em Alegre, o Laboratório de Invertebrados Marinhos, o Museu de História Natural e o Museu de Ciências da Vida, também marcaram presença no evento. Houve, ainda, uma roda de conversa sobre extensão com a diretora de Política Extensionista da Proex, Fabiana Ramos.

A Mostra de Extensão foi realizada das 9 às 16 horas na quadra poliesportiva do campus, que recebeu estudantes da rede pública estadual e a população em geral. “As comunidades interna e externa da Ufes em Alegre puderam verificar a riqueza dos projetos de extensão, as suas relações com os vários setores da sociedade e o valor para a qualificação dos nossos estudantes”, afirmou o pró-reitor de Extensão, Renato Neto.

A mostra foi organizada por uma comissão composta por servidores da Proex e dos dois centros de ensino localizados no campus de Alegre: Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS). Os projetos de extensão e as empresas juniores que participaram eram todos ligados a esses centros.

“A mostra em Alegre não aconteceu durante a Jornada de Extensão e Cultura em 2022. Então, tendo em vista a larga história extensionista do campus de Alegre, a Proex decidiu organizar esse evento que também integra as comemorações dos 69 anos da Ufes”, afirmou a professora Janaína Antunes, chefe da Divisão de Integração com o Ensino e a Pesquisa da Proex.

Sobre o prêmio

O Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista é concedido anualmente aos melhores programas e projetos de extensão desenvolvidos na Ufes. Homenagem à professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda, primeira pró-reitora de Extensão da Universidade, o prêmio é realizado desde 2014.

Texto: Sueli de Freitas
Fotos: Equipe da Proex