Canal da Ufes disponibiliza vídeos de debates sobre saúde mental, inclusão e outros temas

16/08/2023 - 12:29  •  Atualizado 17/08/2023 18:04

Os debates das comemorações dos 69 anos da Ufes, realizados durante o mês de maio, já estão disponíveis no canal da Universidade no YouTube. Estudantes, servidores da Ufes e comunidade externa discutiram temas presentes na vida universitária, como saúde mental, inclusão e inteligência artificial. A programação de aniversário também ofereceu atrações culturais e esportivas ao longo do mês.

O Ciclo de debates: desafios das universidades foi realizado em três ocasiões, na Biblioteca Central da Ufes, com apresentações de professores e pesquisadores da Universidade sobre assuntos de suas especialidades, seguidas de discussões com o público presente.

O primeiro encontro, no dia 3 de maio, teve como tema central a inteligência artificial na educação, com palestra ministrada pelo professor Alberto Ferreira de Souza, do Departamento de Informática. Na semana seguinte, a atividade contou com a professora Roberta Belizário Alves, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, em apresentação sobre burnout e saúde mental.

O último momento do Ciclo de debates aconteceu no dia 24 de maio, com as professoras Liliane Miilher, do Departamento de Fonoaudiologia, e Mariana Midori, do Departamento de Terapia Ocupacional, quando foram discutidas estratégias pedagógicas para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) ou com deficiência física (foto).

Ao vivo

A programação do aniversário ofereceu, ainda, duas palestras, realizadas no Cine Metrópolis e no Teatro Universitário e transmitidas ao vivo pelo canal da Ufes. No dia 23 de maio, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Universidade Promotora de Saúde (UPS) organizaram o evento Construindo ações de permanência estudantil na Ufes, que contou com a apresentação do programa Permanecer e Concluir e com a palestra Desempenho acadêmico e saúde mental, proferida pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Adriano Peixoto. A gravação do evento pode ser acessada neste link.

Também está disponível no canal da Universidade a palestra Uma conversa sobre assédio moral e outras violências psicológicas na Universidade, ministrada pela psicóloga Kátia de Lima (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT), em evento organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), no dia 25 de maio.

Veja os resumos dos encontros do Ciclo de debates:

Inteligência artificial na educação (3 de maio) - Assista
Debate com o professor Alberto Ferreira de Souza, do Departamento de Informática da Ufes. O professor fala sobre marcos da Inteligência Artificial, como o Teste de Turing, a criação do algoritmo genético, disputas de xadrez entre máquinas e jogadores humanos, pesquisas com veículos autônomos, até o recente lançamento do ChatGPT, em 2022.

Burnout e saúde mental na universidade (10 de maio) - Assista
Debate com a professora Roberta Belizário Alves, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes. Na ocasião, a professora discute as relações entre a saúde mental e o trabalho, impactos da configuração atual do trabalho na saúde mental; burnout e suas manifestações na universidade; atenção integral em saúde mental e trabalho.

Estratégias pedagógicas para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) ou com deficiência física (24 de maio) - Assista
Debate com as professoras Liliane Miilher, do Departamento de Fonoaudiologia, e Mariana Midori, do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufes. São abordados os conceitos de deficiência física e de TEA, como o estudante com deficiência física ou TEA vivencia os espaços sociais e estratégias que favoreçam à inclusão e à permanência desse estudante na Universidade.

Texto: Leandro Reis