Cantor e compositor Toninho Geraes se apresenta no Teatro Universitário nesta terça, 6

05/06/2023 - 17:11  •  Atualizado 06/06/2023 20:31

O segundo encontro do projeto Cante um samba na universidade traz grandes sucessos do gênero para o Teatro Universitário. Nesta terça-feira, 6, o cantor e compositor mineiro Toninho Geraes sobe ao palco ao lado do grupo Panela de Barro, a partir das 20 horas. O show ainda conta com a participação do músico e curador do projeto, Chico Alves, e da cantora Micheli Montalvão. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estão à venda na bilheteria do teatro, das 14 às 19 horas.

Com mais de 300 músicas gravadas ao longo da carreira, Geraes é autor de Mulheres, sucesso na voz de Martinho da Vila, Uma prova de amor, gravada por Zeca Pagodinho, Alma Boêmia, interpretada por Diogo Nogueira, entre outras canções que integram o repertório do espetáculo. Geraes também vai incluir na apresentação músicas compostas em colaboração com o capixaba Chico Alves, parceiro de mais de 50 composições.

“Nós nos conhecemos há bastante tempo, das rodas de samba do Rio de Janeiro”, lembra Geraes, radicado no Rio desde a década de 1980. Apesar da longa amizade, ele só começou a compor com Chico Alves em 2016, incluindo os afrossambas do álbum Aluayê, inspirado no clássico de Vinicius de Moraes e Baden Powell, disco de 1966 que marcou a música brasileira.

“É uma amizade que facilita muito o processo de compor. Temos a liberdade de dizer abertamente quando não gostamos de algo e a confiança de que queremos o melhor para a música”, afirma o sambista mineiro.

Embora tenha sucessos gravados por grandes vozes do samba, Geraes assumiu “o protagonismo de sua carreira”, como o próprio diz, apenas recentemente, passando a ser o principal intérprete de suas canções. Mas a arte de compor, familiar ao sambista desde o início da carreira, continua um desafio diário. “A gente passa a ficar mais exigente. Fica mais difícil, porque já tem um selo de qualidade e uma autocrítica”, diz.

Sobre o projeto

Idealizado pela Secretaria de Cultura da Ufes (Secult), o projeto Cante um samba na universidade estreou em maio deste ano no Teatro Universitário, com show de Chico Alves, Moacyr Luz e Sol Pessoa, comemorando os 69 anos da Ufes. A iniciativa levará, todas as primeiras terças-feiras de cada mês, músicos capixabas e cariocas (ou radicados no Rio de Janeiro) ao palco do Teatro, em uma grande celebração do samba.

Texto: Leandro Reis