Carreta divulgadora de energia limpa chega à Ufes com cursos gratuitos para a população

Nas próximas segunda, 4, e terça-feira, 5, o campus de Goiabeiras da Ufes vai sediar a etapa Sudeste do EcoSmart Tour GoodWe, projeto itinerante que já percorreu estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, levando treinamentos gratuitos em energia solar, visando ampliar a capacitação da população e apresentar as inovações para o setor. A carreta ficará estacionada em frente ao prédio CT 11, no Centro Tecnológico (CT), e os cursos são abertos à população.

Os interessados devem se inscrever por meio da plataforma Sympla. Haverá entrega de certificados aos participantes, além de sorteios de brindes da marca GoodWe.

Com quatro horas de duração e duas turmas por dia (das 13h30 às 17h30; e das 18h às 22h), os treinamentos práticos vão abordar tópicos essenciais para instaladores e integradores de sistemas solares fotovoltaicos: tecnologias em geração de energia limpa; armazenamento de energia; informações sobre a legislação aplicada à área; inversores e microinversores; sistemas híbridos; práticas adequadas de instalação; monitoramento e medidores inteligentes; e informações institucionais da GoodWe.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o EcoSmart Tour “é uma oportunidade única para que profissionais da energia solar aprimorem suas habilidades e entendam melhor a tecnologia de inversores solares, sendo também um importante passo rumo a um futuro mais sustentável”.

Reconhecimento

A vinda da carreta para a Ufes foi viabilizada pelo CT, por meio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). Vitória é última parada do EcoSmart Tour GoodWe, que iniciou os trabalhos em outubro na cidade de Cuiabá (MT), de onde seguiu para Palmas (TO), Belém (PA), São Luis (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), João Pessoa (PA), Recife (PE) e Salvador (BA).

“O fato de terem escolhido a Ufes, mesmo com outras instituições com curso de Engenharia Elétrica ou similar na Grande Vitória, mostra o reconhecimento que temos adquirido em nível nacional”, avalia o coordenador do PPGEE Domingos Simonetti.

O projeto itinerante é realizado em parceria com distribuidores do setor de energia, como Solfacil, Ecori e Helte, além da colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Texto: Adriana Damasceno

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 7 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)