Cartilha orienta crianças sobre formas de lidar com o isolamento social

Não posso sair de casa! E agora? Esse é o título da cartilha (veja arquivo anexado abaixo) produzida pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica (LAPEPP), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes, voltada para crianças que precisam lidar com o isolamento social em tempos de pandemia. Elaborada a partir da tese de doutorado de Schwanny Vicente, orientada pelas professoras Kely de Paula e Fabiana Ramos, a publicação contou também com a participação das psicólogas Cláudia Roseiro e Camila Mancini.

Com linguagem direcionada a crianças na primeira fase escolar, ilustrações que chamam a atenção de autoria de Karina Busquets, e muito colorido no projeto gráfico de Isabela Laloni, a cartilha traz dicas para os pequenos enfrentarem essa fase de restrições. Coisas simples, como ouvir música, dançar, ligar para um amigo ou parente quando bater saudades, exercitar o corpo, não deixar de brincar e dar asas à imaginação na criação dos próprios brinquedos, estão na cartilha. Também são ensinados exercícios de respiração para se acalmar. Outra dica é manter o hábito de estudar, definindo um local apropriado e deixando o material escolar em ordem. Em caso de dúvidas sobre a pandemia, a criança deve conversar com o adulto responsável por ela, perguntando tudo.

Segundo as autoras, “após muitos meses, e ainda presente, essa situação [isolamento] tem gerado estresse e prejuízos ao bem-estar emocional de parte da população infantil, visto que, especialmente, a rotina de vida com amigos e escola foi amplamente modificada. As dicas de estratégias que podem ser adotadas visam incrementar o repertório de recursos da criança, ampliando seu universo lúdico e criativo”.

As ações para o enfrentamento ao estresse decorrente da COVID-19 implementadas pelo LAPEPP integram a Força-Tarefa PsiCOVIDa, coordenada pela professora Sônia Regina Enumo (PUC-Campinas), professora emérita da Ufes, e pelo professor Wagner Machado (PUC-RS). A PsiCOVIDa reúne mais de cem pesquisadores e profissionais de diferentes áreas na produção de materiais direcionados a diversos grupos.

 

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.