Ceunes sedia Simpósio de Filosofia e Direitos Humanos entre os dias 2 e 5 de dezembro

30/11/2019 - 17:07  •  Atualizado 03/12/2019 11:49

Começa nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/São Mateus), o simpósio Filosofia e Direitos Humanos com o tema Humanização. O evento é organizado pela Ufes em parceria do Conselho Estadual de Direitos Humanos e faz parte da IX Semana Estadual de Direitos Humanos.

A coordenadora do simpósio e professora do Departamento de Filosofia, Cláudia Murta, explica que "o ser humano passou a ser tratado como coisa, perdendo sua humanidade. A temática surgiu nos anos 80, com a humanização do parto e nascimento. O processo de humanização é trazer de volta a característica do humano e garantir a dignidade de cada indivíduo".

Sob essa perspectiva, serão abordadas temáticas como masculinidade, feminilidade e patriarcado, autismo, humanização do parto e papel da escola e da família na promoção de direitos humanos.

Conforme uma das organizadoras do evento, a estudante de Engenharia de Produção Bárbara dos Santos, "o intuito do evento é trazer para o debate os desdobramentos desse tema para a vida do universitário, seus aspectos simbólicos e práticos".

A programação do evento inclui uma série de palestras e mesas-redondas. Dentre os palestrantes, estão professores da Ufes e de outras instituições, representantes de organizações da sociedade civil e profissionais que atuam no dia a dia na área de direitos humanos. "Buscamos pessoas que possam falar sobre o tema de um ponto de vista teórico, mas também prático, pois devemos fazer com que a humanização chegue aos que mais precisam", explica Cláudia Murta.

As atividades são gratuitas e vão até 5 de dezembro. Mais informações podem ser encontradas no site https://filosofiasimposio.wixsite.com/filosofiaedh.

Veja a programação:

02/12 - Masculinidade, Feminilidade e Patriarcado

8h-12h - Palestrante:
Flávio Urra, psicólogo, sociólogo e fundador da ONG Entre Nós.

14h-18h - Palestrantes:
Cláudia Murta, professora de Filosofia e membro da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes; e Karina Caetano, licenciada em Filosofia pela Ufes e mestre em Educação pela UFRJ

03/12 - Políticas Públicas na Defesa dos Direitos Humanos (e na Prevenção das Violações)

8h-12h - Palestrantes:
Fernanda Braumer, advogada e assistente social da Secretaria de Assistência Social de Conceição da Barra; e Herialdo Plotegher, gestor do Escritório Avançado da Secretaria de Estado da Cultura

14h-18h: Palestrantes:
Rebeca Lima, pós-doutoranda em Psicologia pela Ufes; e Carolina Dadalto, psicóloga e professora da Faculdade Vale do Cricaré (FVC)

04/12 - Tecnociência e Humanização do Parto e Nascimento

8h-12h: Palestrantes:
Ricardo Jones, médico obstetra, membro da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento; e Neusa Jones, enfermeira obstetra, membro da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento

14h-18h: Palestrantes:
Karina Caetano, licenciada em Filosofia pela Ufes e mestre em educação pela UFRJ; e Bárbara de Paula, socióloga, ativista ecofeminista e doula