Chamada para cadastro na assistência estudantil termina neste domingo, 1º de maio

29/04/2022 - 16:34  •  Atualizado 02/05/2022 09:27

Termina no domingo, 1º de maio, o prazo para que estudantes interessados em ingressar no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes realizem seu cadastro junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Assistência Estudantil.

Para se cadastrar no Proaes-Ufes, os requerentes devem ter ingressado na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021/2 ou 2022/1, ou serem ingressantes de semestres anteriores e não estarem cadastrados na assistência estudantil, e contar com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Assista ao Tutorial para Cadastro no Proaes disponibilizado pela Proaeci.

Também segue aberto até o dia 1º de maio o prazo para que estudantes assistidos com crianças de até 6 anos de idade sob sua guarda ou tutela solicitem o Auxílio Educação Infantil. O benefício consiste na entrega de recurso financeiro a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e deve ser utilizado exclusivamente para custeio de despesas com creche, pré-escola ou cuidador.

Auxílios Proaes

Há cinco espécies de auxílio disponibilizados pelo Proaes: alimentação, moradia, transporte, material de consumo e empréstimo estendido de livros. Podem se cadastrar estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de qualquer campus da Ufes, preferencialmente em primeira graduação.

Atualmente, há 4.266 estudantes inscritos no Proaes, e a expectativa é que cerca de 1.200 novos alunos se inscrevam nessa nova chamada. A divulgação do resultado parcial da avaliação socioeconômica está prevista para 17 de junho. Após a publicação, será aberto um prazo de dois dias úteis para recurso. O resultado final deverá ser disponibilizado no dia 1º de julho, e os pagamentos serão retroativos ao mês de abril.

Mais informações estão disponíveis em https://proaeci.ufes.br/proaesufes.

Texto: Vinícius Fontana