Ciência e inovação presentes na Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Inventores

22/11/2022 - 18:12  •  Atualizado 23/11/2022 19:46

No segundo dia de programação da Semana do Conhecimento 2022, tiveram início duas atividades ligadas a ciência e inovação: a XXXII Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Inventores Independentes, Empreendedores Inovadores e Startups. Os dois eventos acontecem nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, no campus de Goiabeiras.

Na Jornada de Iniciação Científica (IC), que está sendo realizada no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), estudantes dos cursos de graduação dos campi de Goiabeiras e Maruípe têm a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa para a sociedade. Para o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Arnaldo Leal, que tem dois orientandos expondo suas pesquisas, a iniciação científica é fundamental para formar novos profissionais.

“Sejam profissionais da indústria ou profissionais na área acadêmica, a iniciação científica é a base necessária para esses novos profissionais que logo mais vão ocupar o mercado e as universidades.” O professor celebra o momento que, para ele, é a oportunidade das pesquisas da Ufes extrapolarem os muros da Universidade. “Isso é fundamental, levar para sociedade o conhecimento que é construído aqui dentro, divulgar para que a sociedade não só veja, mas se interesse e venha estudar aqui”, diz.

Para o aluno de Ciência da Computação Franco Schmidt, que está participando da Jornada de IC pela segunda vez, a troca de experiência entre os expositores e visitantes é bem interessante. “A expectativa de participar novamente é alta, os visitantes vêm, se interessam pelas nossas pesquisas e perguntam, tem curiosidade em saber o que estamos produzindo, isso é muito gratificante”, afirma.

O estudante explica que participar da iniciação científica é muito positivo para, no futuro, procurar uma vaga em um programa de mestrado. “A IC me abriu muitas portas, fiz contato com muita gente, principalmente professores. Foi o meu primeiro contato com pesquisa, me ajudou a publicar artigos e agora me sinto mais preparado para tentar o mestrado”, ressalta.

Conheça a programação das apresentações por área do conhecimento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr., ressalta que a Iniciação Científica na Ufes vem batendo recordes de projetos submetidos nos últimos anos, o que mostra o interesse cada vez maior dos estudantes recém chegados na Universidade. "Anualmente, estes alunos que fazem Iniciação Científica precisam, por força de edital, participar da Jornada de IC, onde apresentam os principais resultados obtidos em seus projetos na forma de pôsteres. A volta da Jornada presencial, marca uma retomada importante no papel do evento, que é promover a interação entre as centenas de discentes e os pesquisadores que participam da Jornada avaliando os painéis", afirma.

Inovação e empreendedorismo

Outro espaço que visa fomentar o desenvolvimento científico na Semana do Conhecimento é a Mostra de Inventores Independentes, Empreendedores Inovadores e Startups, que está localizada na tenda central em frente ao Teatro Universitário.

Contando com mais de 10 startups, a mostra expõe diversos projetos que apontam para soluções inovadores com impactos na sociedade. É o caso da BioBone, empresa de bioengenharia criada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Ufes Breno Valentim.

A BioBone é uma empresa que tem como objetivo criar enxertos ósseos com preços acessíveis a partir de ossos de boi. As estudantes de mestrado e orientandas do professor Valentim, Thais Rabello e Fernanda Colombeki, participam da empresa e destacam a importância da feira. “Os visitantes se mostraram bem interessados nos projetos que estão aqui, fazem bastante perguntas, é uma oportunidade da gente mostrar o que se faz aqui dentro da Universidade”, afirma Colombeki. O projeto das alunas já está patenteado e o próximo passo é a busca por financiamento. “Estamos correndo atrás de recursos, ainda há muito o que se fazer, nossa ideia final é voltar essa aplicação para a área pública, fazer com que esse material seja viável no serviço público como o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

Para aqueles que buscam orientação sobre como empreender e inovar, a Mostra de Empreendedores conta com um estande da Cendi Assessoria, empresa que auxilia no processo de desenvolvimento de startups e na obtenção de patentes.

“A mostra empreendedora apresenta alguns dos inúmeros projetos tecnológicos desenvolvidos pela Universidade e contribui para mostrar resultados da pesquisa na Ufes. A Semana do Conhecimento reúne em um mesmo evento o tripé da Universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão, com a Mostra de Profissões, a Jornada de IC e a Jornada de Extensão, o que é fundamental para um integração entre os diversos setores que compõem a Ufes”, destaca Valdemar Lacerda Jr.

A Semana do Conhecimento 2022, que começou nesta segunda-feira, 21, e segue até sexta-feira, 26, nos campi da Ufes de Goiabeiras e Maruípe. Conheça a programação completa.

Matéria atualizada em 23/11/2022, às 10h49.

Texto: Vitor Guerra (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)