O Cine Metrópolis renova sua programação semanal nesta quinta-feira, 31, com estreias e sessões especiais para entusiastas de filmes de terror. Em celebração ao Halloween, o cinema apresenta as ficções Verão Fantasma e Continente, dois longas nacionais de terror que vem chamando atenção desde que foram exibidos em festivais pelo Brasil. Ainda há espaço para a estreia do documentário O Dia da Posse, filme realizado durante a pandemia de covid-19.
Dirigido por Matheus Marchetti, Verão Fantasma apresenta o excêntrico Martin, um jovem perturbado e inseguro que se muda para a casa da falecida tia num canto remoto do litoral paulista. Lá, Martin se envolve com Lucas, que desperta nele memórias de infância e sentimentos reprimidos.
A sessão de Verão Fantasma será única e acontece nesta quinta-feira, às 19h30, de forma gratuita. Após o filme, haverá um debate com o historiador e crítico Álvaro de Souza, integrante do projeto multimídia e podcast Esqueletos no Armário, focado em cinema de horror queer.
Estreia nacional, Continente, de Davi Pretto, tem outros contornos. Ambientado em um vilarejo isolado no sul do País, o longa acompanha uma relutante herdeira e seu namorado francês, que se envolvem em um perturbador acordo quando ela precisa assumir a fazenda de seu pai.
Documentário
Já a terceira estreia, O Dia da Posse, documentário de Allan Ribeiro, chega à Ufes depois de passagens por festivais brasileiros, como o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba e o Festival do Rio, no qual recebeu Menção Honrosa.
Filmado durante a pandemia de covid-19, O Dia da Posse não se concentra na tragédia que abalou o mundo e filma com poesia e esperança o jovem Brendo, que sonha ser presidente do Brasil.
Voltando ao clima de Halloween, o Cine Metrópolis segue exibindo a cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper, clássico do gênero terror que influenciou o cinema e marcou o imaginário de gerações. Na primeira semana em exibição no Metrópolis, o filme foi visto por mais de 300 pessoas.
Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou pelo site Le Billet.
Confira abaixo as sinopses e os horários dos filmes em cartaz de 31 de outubro a 6 de novembro
Continente, de Davi Pretto (Brasil, 2024)
Em um vilarejo isolado no sul do Brasil, uma relutante herdeira e seu namorado francês se envolvem em um perturbador acordo quando ela precisa assumir a fazenda de seu pai, enquanto a única médica local luta para proteger os trabalhadores.
O Dia da Posse, de Allan Ribeiro (Brasil, 2021)
Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia. Menção Honrosa do Júri Oficial do Festival do Rio - Mostra Novos Rumos.
Verão Fantasma, de Matheus Marchetti (Brasil , 2022)
Martin se envolve com Lucas num canto remoto do litoral paulista. Os dois estão investigando o desaparecimento de um amigo de infância de Martin. As pistas levam os dois curiosos a uma ópera escrita com sangue.
O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper (Estados Unidos, 1974)
Um grupo de amigos viaja ao Texas e acaba vítima de Leatherface, um psicopata com uma serra elétrica. Um dos maiores clássicos do cinema de horror agora restaurado em 4K, em comemoração aos 50 anos do filme.
Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.