COE destaca ampliação da testagem e vacinação para covid-19 e orienta para o retorno seguro

20/10/2021 - 21:45  •  Atualizado 22/10/2021 12:13

Com a proximidade do semestre 2021/2, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) apresenta o boletim número 20, com análise da situação epidemiológica no Espírito Santo de 29 de setembro a 18 de outubro de 2021. No período, os registros do Governo do Estado demonstram um quadro promissor de controle da pandemia.

O boletim, publicado na quarta-feira, 20, destaca a ampliação dos pontos de testagem para a covid-19, que tem identificado inclusive casos assintomáticos. O comitê ressaltou também a importância da ampliação da cobertura vacinal para as faixas etárias mais baixas (atualmente já disponível para jovens com mais de 12 anos de idade), bem como a aplicação de doses de reforço para os grupos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde.

Desde 18 de outubro, estudantes e servidores dos campi de Goiabeiras e Maruípe e a comunidade em geral podem se dirigir aos pontos de vacinação e testagem para covid-19, localizados na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) e no Teatro Universitário, respectivamente. A vacinação é feita sem agendamento e de acordo com a disponibilidade de doses prevista pela Prefeitura de Vitória. Já para a realização do teste RT-PCR, é necessário agendamento online (agendamento.saude.es.gov.br).

Retorno seguro

Tendo em vista a análise dos dados do período, bem como o avanço da vacinação e dos pontos de testagem no Espírito Santo, o COE-Ufes manteve a recomendação, à gestão da Universidade, de avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.

O comitê recomendou, ainda, a elaboração dos planos para o retorno seguro e gradual dos centros de ensino, observando as indicações contidas no Plano de Biossegurança da Ufes e as especificidades de cada unidade estratégica. O documento também enfatiza a importância do engajamento da população nas medidas preventivas (entre elas vacinação, uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, para que se obtenha o controle da pandemia no Brasil e no Espírito Santo.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Camila Fregona
Foto: Laura Gomes (bolsista do projeto de documentação fotográfica - Paepe II)