Com elementos de fantasia, relação entre pai e filho conduz estreia nacional no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 15

14/08/2024 - 17:24  •  Atualizado 14/08/2024 17:30
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cena do filme Estranho Caminho, que mostra um jovem negro sem camisa, com luzes vindas de uma fresta incidindo sobre ele.

O reencontro entre pai e filho após dez anos de distância está no foco do filme cearense Estranho Caminho, estreia desta quinta-feira, 15, do Cine Metrópolis. Dirigido por Guto Parente, o longa foi premiado nos festivais do Rio, de Tiradentes e de Tribeca, em Nova York.

Filmado em Fortaleza, Estranho Caminho acompanha o cineasta David (Lucas Limeira), que visita a cidade durante a pandemia de covid-19 para divulgar um filme durante um festival de cinema. Com o avanço da pandemia, um lockdown é decretado e seu voo de volta é cancelado. Sozinho na cidade e sem alternativas, ele precisa retomar contato com o pai, Geraldo (Carlos Francisco), de quem não tem notícias há dez anos. A partir desse encontro, eventos estranhos começam a acontecer, disparando o viés fantástico do filme.

A trama é baseada na própria vivência do diretor, que durante a pandemia escreveu o roteiro inspirado na relação com o pai, morto em 2017. Geraldo, personagem da ficção, era o nome verdadeiro do pai de Guto Parente. A dificuldade de comunicação e as expectativas afetivas não correspondidas entre pai e filho são temas centrais da obra.

Décimo longa-metragem de Parente, Estranho Caminho sucede a obras como InferninhoA Misteriosa Morte de PérolaO Clube dos Canibais, além dos curtas Flash Happy SocietyDizem que os Cães Veem Coisas.

Em cartaz

Seguem em cartaz no Cine Metrópolis o documentário Presença, de Erly Vieira Jr., grande vencedor do Festival de Cinema de Vitória, e a ficção Greice, de Leonardo Mouramateus.

Na quarta-feira, 21, às 13 horas, acontece mais uma sessão do curso Imagens do Cinema, com a exibição do filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore, seguida de debate com o professor Fabio Camarneiro, do Departamento de Comunicação Social da Ufes (DepCom).

Confira as sinopses de todos os filmes em cartaz de 15 a 21 de agosto no Cine Metrópolis:

Estranho Caminho, de Guto Parente (Brasil, 2023)

David, um jovem cineasta, retorna à sua cidade natal em meio à crescente crise da pandemia de covid-19. O retorno inesperado é impulsionado pela necessidade de se reconectar com seu pai, distante há mais de uma década. O reencontro é marcado por um misto de tensão e esperança, e inicialmente parece ser um passo positivo na reconciliação. No entanto, eventos perturbadores e inexplicáveis começam a ocorrer ao redor de David.

Presença, de Erly Vieira Jr. (Brasil, 2024)

Três artistas afro-brasileiros de formação capixaba, com carreiras reconhecidas internacionalmente, transmutam-se a cada performance. Marcus Vinícius, Rubiane Maia e Castiel Vitorino Brasileiro fazem uma reflexão sobre os limites que apontamos para nossos próprios corpos.

Greice, de Leonardo Mouramateus (Brasil, 2024)

Greice, uma jovem brasileira de 21 anos, estuda na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Ela se envolve com o misterioso Afonso. Depois de uma festa de boas-vindas para novos estudantes, o casal é acusado de um estranho acidente que ocorreu no evento. De volta a Fortaleza, sua terra natal, ela tenta encontrar seu lugar no mundo.

Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore (Itália, 1988)

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo, projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto, agora um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas