Com experimentos e brincadeiras, Mostra de Ciências aproxima o conhecimento científico do cotidiano dos visitantes

12/11/2024 - 16:43  •  Atualizado 12/11/2024 18:29
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de uma aluna da Ufes, vestindo jaleco branco, apresentando uma experiência para três estudantes visitantes

Aproximar jovens estudantes das áreas científicas e tecnológicas: essa é a proposta da Mostra de Ciência da Ufes, que começou nesta segunda, 11, e acontece até o dia 14 de novembro, no campus de Goiabeiras, como parte da Semana do Conhecimento. A programação vem atraindo estudantes das redes pública e particular, e é aberta à comunidade em geral.

A expectativa da organização do evento é que cerca de 4.500 pessoas participem das atividades que estão distribuídas no prédio didático IC-I (IC-1), no Centro de Ciências Exatas (CCE). O espaço conta com salas temáticas em que estudantes dos cursos de Biologia, Estatística, Física, Matemática e Química apresentam experimentos e conteúdos didáticos de forma lúdica.

Para a professora do Departamento de Química e coordenadora da Mostra, Priscilla Luz, momentos como esses têm por objetivo aproximar a comunidade externa da Universidade. “Esse é o momento em que a Universidade fica declaradamente aberta às pessoas, para que conheçam os cursos e espaços”, destacou.

Ainda de acordo com a coordenadora do evento, o intuito da Mostra é também difundir a Ciência e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. “E também aproximar o cotidiano dos estudantes, sejam eles do ensino fundamental ou médio, dos conteúdos aprendidos em sala de aula”, ressaltou.

Participação

O estudante João Henrique Bandeira foi um dos que visitou a sala temática de Química na manhã desta terça-feira, 12. Ele cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Fernando Duarte Rabelo, localizada no bairro Santa Helena, em Vitória.

“Mesmo que eu tenha a intenção de entrar em Engenharia da Computação, está sendo interessante explorar esses outros cursos oferecidos pela Ufes”, explicou o jovem, que é morador do bairro Consolação, na Capital.

Imagem
Foto do auditório do CCE cheio de estudantes assistindo a uma apresentação

Outro espaço que está atraindo a atenção dos estudantes é o auditório do CCE, que recebeu dezenas de jovens que participaram de experimentos científicos no Show de Física e no Show de Química. Os projetos permitem que o público tenha contato de forma lúdica e descontraída com experimentos como eletromagnetismo (bola de plasma) e ondas sonoras (tubo de Rubens), entre outros.

“Achei bem legal e engraçada a experiência que eles fizeram, de unir ciência com brincadeira”, elogiou Maria Eduarda Veiga, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Adventista de Cariacica.

Programação

A Semana do Conhecimento acontece no mês de novembro nos quatro campi da Ufes: de 11 a 14 em Goiabeiras e Maruípe; de 19 a 22 em Alegre; e de 25 a 27 em São Mateus. A participação é gratuita.

A programação do evento se divide entre Mostra de Profissões; Mostra de Ciências; Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Também haverá apresentações sobre assistência estudantil, políticas de permanência e internacionalização, além de atividades culturais e esportivas abertas para toda a comunidade.

A Semana do Conhecimento realizada pela Ufes é vinculada à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano traz o tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais.

Fotos: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas