Com lançamento nesta sexta, livro produzido por professora da Ufes aborda conservação e restauração de patrimônios históricos

29/08/2024 - 12:18  •  Atualizado 30/08/2024 11:42
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Capa do livro Escritos do Patrimônio

A preservação de bens culturais é o tema principal do livro Escritos do Patrimônio, produzido pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes Luciene Pessotti, em parceria com os professores Pedro Henrique Valadares (Universidade Estadual de Pernambuco) e Nelson Ribeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A obra será lançada nesta sexta-feira, 30, a partir das 13 horas, no Hub+, no Centro de Vitória. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados neste link.

O livro é composto por sete capítulos que apresentam estudos de caso em âmbito nacional e internacional, além de abordar questões teóricas sobre conservação e restauração de monumentos e sítios históricos.

Segundo Luciene Pessotti, em geral os bens culturais estão associados às heranças materiais e imateriais de gerações anteriores. Sendo assim, eles são um conjunto de artefatos, imóveis, tradições e manifestações que foram construídos ao longo do tempo “através de uma profunda relação entre a sociedade e estes bens”.

É pensando nessa relação entre sociedade e bens materiais que o sentimento de pertencimento de uma sociedade se fortalece. “Ao preservar seus bens culturais, uma sociedade fortalece sua identidade, sua relação com o território onde vive e seus vínculos com sua história e memória”, ressalta Pessotti.

Desafios

A professora destaca que um dos maiores desafios atuais para a preservação dos bens culturais no País é a dificuldade de conscientização do valor que esse acervo possui. “Associada a isso há uma crescente valorização econômica dos espaços históricos, o que tem comprometido, em alguns casos, sua integridade, autenticidade e, em última instância, sua preservação”, alerta a professora. “As restaurações e reabilitações, em especial no Brasil, têm objetivado inserir os bens culturais na dinâmica econômica”, complementa.

Portanto, os artigos presentes ao longo das 220 páginas do livro acompanham e buscam avançar nos debates sobre essas questões. “Eles contribuem para estimular o debate e a reflexão sobre os fundamentos teóricos, legais, entre outros, sobre as intervenções contemporâneas e sobre a política de preservação”, destaca a professora.

Embora voltado para profissionais, professores, pesquisadores e estudantes que atuam no campo da preservação de bens culturais, sobretudo arquitetos e urbanistas, Escritos do Patrimônio tem como missão ser referência para o aprofundamento das questões que permeiam a preservação cultural.

No lançamento, o livro será vendido a R$ 60 e haverá 50 unidades à venda. “Também temos o objetivo de lançar o livro neste ano em dois eventos científicos fora do Estado, e em breve ele estará disponível na plataforma do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/ES e da Editora Milfontes”, informa Pessotti.

Categorias relacionadas