Com mais de 700 participantes, Enesdança apresenta espetáculos a partir desta sexta, 7

06/07/2023 - 17:20  •  Atualizado 07/07/2023 18:33

O público que comparecer ao Teatro Universitário nos próximos três dias terá uma boa amostra dos talentos da dança produzida no Espírito Santo. A partir desta sexta-feira, 7, bailarinos de grupos capixabas apresentam espetáculos de diversas modalidades, do balé clássico às danças populares, no tradicional Encontro Espírito Santo de Dança (Enesdança). O evento acontece até domingo, 9, e está com ingressos à venda pelo site SuperTicket. As entradas custam R$ 40.

As modalidades estão divididas por dia. Na sexta, a partir das 17 horas, os bailarinos apresentam coreografias de jazz e contemporâneo; no sábado, a partir das 16 horas, repertório clássico, estilo livre, sapateado e danças populares; e no domingo, também a partir das 16 horas, sobem ao palco para apresentações de balé clássico e danças urbanas.

Realizado desde 1996, o Enesdança chega a sua nova edição com 35 escolas e mais de 700 participantes, entre bailarinos e diretores. Eles competem no Concurso de Dança, que premiará por modalidade e categoria (grupos, solos, duos e trios). Os vencedores receberão troféus e valores em dinheiro.

Os jurados desta edição são Carol Pagano (bailarina e professora), Fábio Alcântara (professor e diretor do Congresso Nacional Dança Contemporânea), Lenon Vitorino (bailarino, professor e coreógrafo), Yuriê Perazíni (professora e artista transdisciplinar) e André Malosá (bailarino e diretor artístico). Além dos prêmios em troféus e dinheiro, Malosá oferecerá aos vencedores bolsas e descontos em festivais e escolas de dança em São Paulo, Estados Unidos e Itália.

Novos talentos

Segundo as organizadoras do evento, Monica Tenore e Luciana Zanandrea, o Enesdança “proporciona oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos, assim como promove a troca de experiências entre os grupos participantes, fortalecendo e divulgando a dança no Espírito Santo”.

Além das apresentações no Teatro Universitário, o evento oferece aulas de dança para alunos com experiência – o Enesdança Class. As aulas serão realizadas entre sexta e domingo, na sala 10 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), contemplando dança contemporânea, jazz (já esgotada), balé clássico e coach de variação. As aulas são pagas e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (27) 99973-0835.

Texto: Leandro Reis